EVENTO RARO - A Marinha do Brasil classificou na tarde desta terça-feira (29) o sistema que está próximo da costa do Uruguai e Rio Grande do Sul como Tempestade Subtropical Raoni. Em contra partida, os meteorologistas norte-americanos estão também acompanhando de perto esse sistema raro, classificando como um furacão de categoria 1.
Pedimos calma neste momento!
Raoni deve avançar para nordeste. O Serviço Meteorólogico da Marinha alerta para ressaca com ondas de até 3 metros entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ao sul de Florianópolis/SC. Na costa do RS, SC, PR e SP é esperado rajadas de até 74 km/h. De forma LOCALIZADA não é descartado rajadas superiores.
Caso a Marinha do Brasil classifique oficialmente Raoni como um furacão de categoria 1, será o segundo ciclone tropical registrado na era dos satélites (desde o final dos anos 60). O outro sistema foi o furacão Catarina em 2004.
O evento é considerado raro por causa da sua localização, latitude e temperatura superficial da água (cerca de 18°C aproximadamente).