Desde o anúncio de que Santa Maria era uma das candidatas a receber a nova Escola de Sargentos (ESA) do Exército, ainda em 2020, lá se vai quase um ano. Nesses meses todos, nós nos debruçamos num trabalho intenso e numa mobilização que uniu Poder Público e iniciativa privada em busca de um único propósito: fazer dessa oportunidade um divisor de águas para o Coração do Rio Grande. Sim, pois ninguém duvida de que a instalação da ESA representará um marco no crescimento e no desenvolvimento do nosso município. Contamos com o segundo maior contingente militar do país, com 22 unidades das Forças Armadas e 5.518 militares na Guarnição Federal de Santa Maria. E temos capacidade para assumir o primeiro lugar nesse título simbólico.

Do ano passado para cá, em meio a tanto trabalho, mobilização e dedicação, afirmo que Santa Maria está pronta para receber os mais de 2 mil alunos da Escola de Sargentos, seus instrutores e familiares. A cidade vem demonstrando que tem muito mais do que potencial. Tem ações concretas nas mais diversas áreas, como em infraestrutura, e projetos sólidos que nos permitem fazer essa afirmação. No entanto, mais do que isso, Santa Maria tem algo que a diferencia das demais concorrentes nessa disputa sadia: nós queremos receber a ESA com todo o carinho e cuidar da Família Militar com todo o zelo que ela merece.

Nos últimos dias, temos testemunhado uma mobilização que nos enche de orgulho e de expectativa, pois há mostras de uma cidade unida em torno desse objetivo. Uma campanha pela vinda da ESA que reuniu prefeitura e demais representações do Poder Público e da iniciativa privada. Quero, aqui, agradecer a cada santa-mariense, de nascimento ou de coração, a cada empresário que se somou a essa iniciativa para externar que quer, sim, a nova Escola de Sargentos em nosso Município. São cerca de 10 mil veículos adesivados, demonstrando o carinho pela ESA, além de outdoors espalhados pela cidade e de mensagens estampadas nos ônibus do transporte público municipal manifestando esse desejo.

Estamos em uma semana decisiva, com a vistoria derradeira, nesta quinta-feira, em Santa Maria, da comitiva do Exército responsável pelo projeto da nova ESA, após a nossa apresentação em Porto Alegre, na terça (6), junto ao governador Eduardo Leite. Quando o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército Brasileiro, o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, gerente do projeto da nova ESA, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, chefe do Estado-Maior do Exército, e demais integrantes do Alto Comando do Exército desembarcarem em solo santa-mariense, com certeza, compartilharão do mesmo sentimento que vem tomando conta de todos nós: de que Santa Maria está pronta, quer e merece receber a ESA.

Texto: Jorge Pozzobom
Prefeito de Santa Maria