PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLONE TRAZ VENTO DE 111 KM/H NO URUGUAI E FECHA PORTO DE RIO GRANDE
18/07/2021 15:45 em tempo

Vcnto muito intenso atingiu o Uruguai nas últimas horas com rajadas acima dos 100 km/h em pontos da costa uruguaia em consequência do ciclone extratropical que impulsiona o ar polar que derrubou a temperatura no Sul do Brasil e trouxe até neve fraca na madrugada deste domingo no Nordeste gaúcho (leia boletim completo do frio).

Ciclone extratropical estará a Sudeste do Rio Grande do Sul nas próximas horas | MetSul

O ciclone extratropical está com seu centro a Sudeste e Leste do Uruguai no momento com pressão mínima central estimada pelos modelos numéricos em 1000 hPa. A tendência é que o sistema siga se deslocando no sentido Nordeste com previsão de se aprofundar um pouco mais, com sua pressão central caindo para 996 hPa a 998 hPa na tarde e noite deste domingo à medida.As rajadas de vento foram muito intensas e por vezes violentas na madrugada e manhã de hoje na costa do departamento de Maldonado, Estações do Instituto de Meteorologia do Uruguai registraram rajadas de 111 kmh em Punta del Este e 93 km/h no aeroporto de Laguna del Sauce, que serve o balneário uruguaio.

Muita agitação das águas em Punta del Este com o duro temporal de vento do ciclone | Marcelo Umpierrez

Força do ciclone trouxe grandes ondas na costa do Uruguai na manhã deste domingo | Marcelo Umpierrez

Em razão do vento muito intenso, as águas ficaram extremamente agitadas na costa de Punta del Este com enormes ondas que estouravam contra os molhes e o calçadão do balneário.

 

 

O vendaval do ciclone veio acompanhado de chuva e muito baixa sensação térmica. Às onze da manhã, a temperatura era de 9,7ºC em Punta del Este com vento médio de 56 km/h e rajadas de 85 km/h com chuva e baixa visibilidade.

O vento intenso associado ao ciclone trouxe ainda grande quantidade de espuma para a beira da praia e ruas da orla em Piriápolis, também no departamento de Maldonado, o que costumeiramente ocorre nos fortes temporais de vento ciclônico em ondas de frio do inverno.

Espuma trazida pelo vento na orla de Piriapolis | Matias Mederos

Em grande parte do interior do Uruguai, as rajadas de vento oscilaram entre 60 km/h e 80 km/h, de acordo com balanço divulgado pelo serviço meteorológico oficial do país. Na área da capital Montevidéu, as rajadas no aeroporto de Carrasco (Canelones) estavam próximas dos 80 km/h no final da manhã, mas na orla da capital uruguaia as rajadas eram mais fortes.

A previsão da MetSul é que o vento siga intenso nas próximas horas nos departamentos de Montevidéu, Canelones, San José, Maldonado e Rocha com muita agitação das águas na costa (oleaje), queda de árvores e falta de luz. O vento deve começar a diminui no fim da tarde ou na noite de hoje, devendo ser mais fraco amanhã no território uruguaio.

VENTO DO CICLONE FECHA O PORTO NO RIO GRANDE DO SUL

O vento decorrente do ciclone extratropical traz muito vento, como previsto, também no Rio Grande do Sul neste domingo. A ventania é mais forte, como é o normal neste tipo de situação meteorológica, no Sul e no Leste gaúcho.

O vento muito forte e o mar grosso determinaram o fechamento do porto de Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho, no começo deste domingo. A condição no momento é totalmente impraticável. Até o final da manhã, a rajada mais forte registrada pela praticagem tinha sido de 83,8 km/h às 10h50. No Chuí, o vento se intensificava no final da manhã com rajadas de 70 km/h.

 

Em Porto Alegre, o vento que começou a soprar ainda madrugada começou a ganhar mais força no meio e no final da manhã deste domingo. A ventania do ciclone deixa as águas do Guaíba agitadas e com ondas na orla. O Aeroporto Salgado Filho reportava rajadas de 53 km/h, mas dentro da cidade eram mais fortes pela topografia da capital.

PREVISÃO DE MAIS VENTO NAS PRÓXIMAS HORAS

ventania no Rio Grande do Sul vai prosseguir nas próximas horas com períodos de rajadas muito fortes a intensas na tarde deste domingo. As rajadas mais fortes ocorrem no Sul e no Leste gaúcho, devendo ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h.

Na área de Porto Alegre, o vento sopra em alguns momentos com rajadas de 60 km/h a 70 km/h, isoladamente superiores pelo relevo e o efeito de afunilamento dos prédios. As rajadas mais intensas ocorrem neste domingo na costa do Litoral Sul gaúcho e devem se situar entre 80 km/h e 100 km/h.

A tendência é que o tempo siga ainda ventoso na noite deste domingo no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas com tendência de diminuição da intensidade das rajadas que se tornarão mais esporádicas com o passar das horas.Amanhã, o Leste gaúcho ainda terá rajadas, porém o dia não será tão ventoso quanto hoje e com velocidades menores de vento. No fim da tarde e à noite na segunda a previsão é do vento estar calmo a fraco em quase todo o Rio Grande do Sul. atuação do ciclone a Sudeste do Chuí deve deixar o mar muito agitado na costa do Sul e de parte do Sudeste do Brasil. É alta a probabilidade de ressaca em diversos balneários e que pode ser de forte intensidade em algumas praias. fonte https://metsul.com/

COMENTÁRIOS