A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância em Saúde, realizou mais uma importante operação na manhã desta quinta-feira (26). Por meio de denúncia, os servidores da Coordenadoria de Produtos de Interesse à Saúde (Copis), emitiram autos de infração e interditaram três drogarias da mesma rede. Ao chegarem nos estabelecimentos, localizados nas ruas Visconde de Pelotas, Silva Jardim e Serafim Valandro, os fiscais constataram diversas irregularidades e descaso com a saúde da população.
Entre algumas das irregularidades estão a venda de medicamentos controlados sem receita médica. Além disso, um dos locais não possui farmacêutico responsável durante o dia. Já em outro, foram verificadas condições impróprias de higiene, como mofo nas paredes.
“A situação verificada é grave, pois envolve uma série de infrações à diversas legislações, sanitárias e cíveis. Estavam sendo vendidos muitos medicamentos controlados, que oferecem alto risco à população, de forma irregular. Esses medicamentos, dentro de determinadas legislações, são caracterizados como substâncias entorpecentes, podendo sua comercialização irregular ser penalizada criminalmente. Após a elaboração de um relatório pontuando os problemas, o caso será encaminhado ao Ministério Público. Nosso trabalho é salvaguardar a saúde pública. Por isso, a fiscalização estará atenta a este tipo de irregularidades”, explica o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.
A interdição nas três drogarias foi cautelar e pode durar até 90 dias. A reabertura só poderá ocorrer mediante o atendimento de exigências da legislação.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria