PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLONE ENTRE ARGENTINA, URUGUAI E RIO GRANDE DO SUL TRAZ VENTANIA E ESTRAGOS
09/09/2021 15:58 em tempo

As imagens de satélite mostram um grande ciclone atuando nesta quinta-feira (9) entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai. Apesar da nebulosidade do sistema cobrir uma extensa área, o centro do sistema de baixa pressão está localizado na região do Rio da Prata, entre a província de Buenos Aires e o Uruguai.Não se trata de um ciclone extratropical intenso e sua pressão atmosférica mínima central está ao redor de 1.000 hPa. Assim, a despeito de as imagens de satélite impressionarem, como já tinha sido antecipado pela MetSul, inexiste uma ciclogênese explosiva em que a pressão declina ao menos 24 hPa em um intervalo de 24 horasA pressão atmosférica na cidade de Buenos Aires, na estação do Aeroparque, era de 1.006 hPa no começo desta tarde com céu encoberto, garoa, temperatura de 14ºC e vento que não chegava a 20 km/h. A capital argentina, com este ciclone, já passava de 115 mm acumulados de chuva neste mês de setembro até o final da quarta-feira, a primeira vez no ano em que a cidade de Buenos Aires supera a média mensal.

 

 

Em Marl del Plata, as rajadas de vento na manhã de hoje estavam perto de 70 km/h e a chuva era persistente na localidade da costa de Buenos Aires. Desde ontem, a costa atlântica de Buenos Aires e o interior da província sofrem com rajadas fortes a intensas e que em alguns pontos ficaram ao redor ou passaram dos 100 km/h com estragos.

Já no Uruguai, o Aeroporto Internacional de Carrasco registrava no começo da tarde desta quinta pressão atmosférica de 1.003 hPa com muitas nuvens, vento calmo a fraco e temperatura de 15ºC na região de Montevidéu. Em Laguna del Sauce, em Maldonado, departamento que costuma ter o vento mais forte quando há ciclone no Prata, o vento era fraco com muitas nuvens e período de chuva no aeroporto que serve Punta del Este.

Zoom Earth

A espiral de nuvens sobre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul é o que mais chama a atenção nas imagens de satélite da América do Sul nesta quinta-feira. A frente fria associada ao ciclone se estende por parte do Centro-Oeste do Brasil, atua no Paraná e chega já a pontos do estado de São Paulo.

A tendência, de acordo a análise da MetSul, é este ciclone mover-se para Leste-Sudeste durante a sexta-feira e perder força sobre o Oceano Atlântico, a Leste da foz do Rio da Prata. Na sequência, o sistema vai perder muita organização e a espiral de nuvens que hoje impressiona nas imagens de satélite tende a ficar menos chamativa e se dissipar.

O sol aparece com nuvens neste momento no Rio Grande do Sul com períodos de maior nebulosidade em algumas regiões, particularmente no Oeste e no Sul. As nuvens são trazidas justamente pela circulação do ciclone na região do Prata.

Árvore derrubada pelo vento ontem em Pelotas | Jornal do Laranjal

O vento é moderado em algumas cidades do Oeste e do Sul, que estão sob a nebulosidade da circulação ciclônica, inclusive com rajadas. Quaraí teve vento de 67 km/h ao redor do meio-dia. Em Canguçu, as rajadas chegaram a 64 km/h no início da tarde. A circulação ciclônica traz chuva e garoa nesta tarde no Sul gaúcho.

NOAA

O ciclone impulsionou uma massa de ar frio que trouxe queda de temperatura no Rio Grande do Sul. As madrugadas desta sexta e principalmente do sábado devem ter temperatura baixa, mas não frio muito intenso. Hoje, na madrugada, as mínimas caíram abaixo de 10ºC em vários municípios:

Getúlio Vargas: 6,9°C
Quatro Irmãos: 7,4°C
Espumoso: 7,6°C
Bagé: 7,8°C
Santa Rosa: 7,8°C
Sarandi: 7,8°C
Pontão: 7,9°C
Passo Fundo: 8,0°C
Palmeira das Missões: 8,1°C
Colorado: 8,2°C
Carazinho: 8,3°C
Caxias do Sul: 8,3°C
Coxilha: 8,3°C
Catuípe: 8,4°C
Chapada: 8,4°C
Santa Barbara do Sul: 8,4°C
Santo Augusto: 8,4°C
Bossoroca: 8,5°C
Pinhal da Serra: 8,5°C
Condor: 8,6°C
Pejuçara: 8,6°C
Cruz Alta: 8,7°C
Nova Esperança do Sul: 8,7°C
Soledade: 8,7°C
Bom Jesus: 8,8°C
Marau: 8,8°C
Nova Bassano: 8,8°C
Salto do Jacuí: 8,8°C
Vacaria: 8,8°C
Lagoa Vermelha: 8,9°C
Santiago: 8,9°C
Campos Borges: 9,0°C
Panambi: 9,0°C
Pelotas: 9,0°C (52m)
Tupanciretã: 9,0°C
Ibirubá: 9,1°C
Farroupilha: 9,3°C
Guarani das Missões: 9,3°C
Jacutinga: 9,3°C
Ilópolis: 9,3°C
Morro Reuter: 9,3°C
Porto Xavier: 9,3°C
Santo Antônio do Planalto: 9,3°C
Serafina Correa: 9,3°C
Santo Angelo: 9,4°C
Santo Antônio das Missões: 9,4°C
Canguçu: 9,5°C
Tapera: 9,5°C
Tio Hugo: 9,5°C
Maçambara: 9,6°C
São Miguel das Missões: 9,6°C
Campo Novo: 9,7°C
Gramado: 9,7°C
São Martinho: 9,7°C
Alto Feliz: 9,8°C
Antônio Prado: 9,8°C
Garibaldi: 9,8°C
Saldanha Marinho: 9,8°C
Santa Maria do Herval: 9,8°C
Santo Cristo: 9,8°C
Caibaté: 9,9°C
Ijuí: 9,9°C
Porto Vera Cruz: 9,9°C
Santana do Livramento: 9,9°C O vento segue fraco a por vezes moderado pela influência do ciclone nas próximas com rajadas ocasionais, entretanto não há previsão de rajadas intensas. O pior do vento no Sul gaúcho se deu ontem durante o processo de formação do ciclone com rajadas perto de 100 km/h em alguns pontos entre Pelotas e Rio Grande.Ciclones extratropicais ocorrem em todas as épocas do ano, mas este período de transição da primavera climática costuma trazer muitas destas formações porque passa a ser mais frequente o encontro de massas de ar quente e frio nas latitudes médias do continente, o que traz também aumento da frequência de temporais. 

FONTE MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS