No distrito de Arroio do Só, uma ponte que fica entre a RSC-287 e a sede da subprefeitura está intransitável porque o rio Vacacaí Mirim está com mais de 10 metros acima do nível normal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil, segue atendendo às solicitações dos moradores e fazendo o levantamento dos estragos causados pelo temporal, que ocorreu entre a noite de terça-feira (7) e a madrugada desta quarta-feira (8). Até a tarde desta quinta-feira (9), a Defesa Civil já contabilizou a entrega de 1.515 metros de lona, com o atendimento para 87 famílias que tiveram as casas destelhadas pelo forte vento. Além disso, foram doadas 22 cestas básicas.
Na tarde desta quinta-feira, equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal fizeram a remoção de uma árvore que caiu em cima de uma residência, na Vila Cauduro, no Bairro Boi Morto. Os moradores não estavam na casa no momento da queda da árvore. Ainda nesta quarta-feira, em diversos bairros do Município, foram removidos galhos e árvores que tiveram a estrutura danificada pelo vendaval.
Para amenizar os problemas e atender as demandas, outras frentes também seguem em apoio ao trabalho das ocorrências: Corpo de Bombeiros; Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp); Gabinete de Governança; Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU); secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Rural, de Infraestrutura e Serviços Públicos; e a Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.
Interior
No distrito de Arroio do Só, após uma ponte de concreto até a sede da Vila do Arroio, a estrada está intransitável. O Rio Vacacaí Mirim está acima do nível e subiu mais de 10 metros. A ponte de concreto fica entre a RSC-287 e o distrito. Enquanto o nível não baixar, para chegar até o distrito de Arroio do Só, uma opção é que os motoristas façam o trajeto por Pains.
Ainda em Arroio do Só, a estrada do Alto dos Marios foi interditada devido ao rompimento de bueiros. A via geral, Pedro Fernandes, antes do Rincão Nossa Senhora Aparecida, o rompimento de um dos bueiros também interrompeu parte da estrada. A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que a manutenção nos locais será feita na próxima semana, depois que baixar a água e o solo estiver seco.
As famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva, podem fazer solicitações de lonas, telhas e ajuda pelos contatos:
BOMBEIROS
– 193
CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
– 153
– 99217-8122 (Whatsapp)
– 99167-4728 (Whatsapp)
– 99167-8452 (Whatsapp)
DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– 3222-5192
– 99110-7940 (Whatsapp)
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria