PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
#URGENTE Estragos em Santa Maria podem ter sido causados por um tornado
09/09/2021 23:42 em tempo

Não está descartada a possibilidade de ter sido um tornado o causador dos estragos entre a noite de terça e a madrugada da última quarta-feira em Santa Maria e região. Só na cidade, foram 70 casas danificadas, localizadas principalmente na Região Oeste. Em São Pedro do Sul, os estragos foram ainda maiores: mais de 200 residências foram destelhadas.

A possibilidade de tornado é levantada pelo coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, experiente em situações como essa.- Esse vento muito forte, que provavelmente seja um tornado, veio de São Pedro do Sul, onde teve grandes prejuízos. Passou por aqui, no Bairro Tancredo Neves, entre as quadras 41, 46 e 11, em linha reta. Veio para o Parque Pinheiro Machado, principalmente na Rua Rio Grande do Norte, que foi fortemente abalada, e depois pela Vila Cauduro, no Bairro Boi Morto - explicou Lemos, em entrevista ao Madrugada CDN.

O meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, explica que, para ser identificado um evento meteorológico extremo, são necessárias algumas regras: primeiro, é preciso uma análise aprofundada de campo, para verificar os estragos. Há, também, a necessidade de análise de imagem de radar, para ver a "assinatura" da instabilidade. Há ainda, a possibilidade de registro de imagens do fenômeno. Por isso, Verardo não descarta a possibilidade de um tornado, mas levanta uma hipótese mais provável: uma microexplosão.

- É literalmente quando uma nuvem do tipo cúmulo-nimbo se "abre" e o vento sopra com uma velocidade muito forte de cima até a superfície. Então, se tem uma rajada intensa de vento que se desloca diretamente da nuvem, causando diversos danos que, muitas vezes, é confundida com um tornado - explica.Os pontos oficiais de medição meteorológicas em Santa Maria ficam em Camobi: há um do Instituto Nacional de Meteorologia e outro na Ala 4, antiga Base Aérea. Nessas estações, as rajadas de vento mais fortes registradas durante o temporal foram de 78 km/h, mas Verardo estima que, na Região Oeste, mais atingida pelos ventos, as rajadas tenham superado 90 km/h.

ALERTA PARA A SEMANA QUE VEM

Conforme Verardo, o tempo permanece firme até o próximo domingo, com sol entre nuvens durante o dia e temperaturas que variam entre 10°C e 22°C. Mas há possibilidade de novos temporais na próxima semana:

- Fica o alerta a partir da segunda-feira e, principalmente, na terça quanto ao risco de novos temporais com trovoadas, granizo e vento forte - disse Verardo. FONTE https://diariosm.com.br/

COMENTÁRIOS