PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ATENÇÃO - ALERTA | Sul do Brasil vai enfrentar sequência de dias de chuva e temporais. Mudança do tempo começa já a partir das próximas horas no Rio Grande do Sul
12/09/2021 12:07 em tempo

ATENÇÃO - ALERTA | Sul do Brasil vai enfrentar sequência de dias de chuva e temporais. Mudança do tempo começa já a partir das próximas horas no Rio Grande do Sul com alto risco de granizo. Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias de instabilidade com muita chuva em parte da região e temporais. Tempestades fortes a severas de caráter localizado são antecipadas e os altos acumulados de precipitação agravam o risco de cheias de alguns rios cujas bacias no Rio Grande do Sul já tiveram volumes elevados no episódio de instabilidade da última semana.

A mudança do tempo começa já neste domingo. Áreas de instabilidade devem se formar da tarde para a noite no Rio Grande do Sul e vão ganhar muita força a partir do final da tarde e da noite com potencial muito alto de tempestades fortes de chuva torrencial, raios, vento forte e principalmente granizo. Ar muito quente rapidamente invade o território gaúcho, favorecendo a instabilidade.O ingresso do ar quente vai contribuir para instabilizar a atmosfera e formar nuvens de chuva. Pancadas isoladas com raios e risco de granizo atingem poucos pontos da Metade Norte gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná entre a tarde e a noite deste domingo, entretanto a instabilidade mais intensa deve se organizar no Oeste e no Sul gaúcho na segunda metade do dia.Nuvens carregadas inicialmente se formam sobre o Uruguai e, depois, no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. A instabilidade se intensifica muito nestas regiões no final da tarde e à noite com chuva forte a localmente torrencial, muitos raios e temporais. Haverá granizo e a MetSul não descarta que em alguns pontos possa ser de tamanho médio a grande. Sob nuvens muito carregadas pode se esperar ainda o risco de vendavais isolados acompanhando os temporais.

A instabilidade começa a avançar para Norte no domingo à noite e no fim do dia deve chegar com chuva forte e os temporais até o Centro do Estado. Em Porto Alegre e região metropolitana, o domingo que é de sol e terá aumento de nuvens, a chuva tende a chegar no começo da segunda.

Projeção de raios para segunda-feira do modelo meteorológico europeu | ECMWF

A segunda-feira será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. São esperados momentos de melhoria com aberturas de sol e abafamento nas Metades Oeste e Norte ao longo do dia, mas a trégua da instabilidade dura pouco e estas áreas voltam na sequência a ter pancadas.

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer em parte do Oeste, no Centro, no Sul e no Leste do estado gaúcho durante a segunda com elevados volumes em diversas localidades por conta de pancadas por vezes fortes a torrenciais. É alto o risco no Rio Grande do Sul de temporais isolados nesta segunda de vento forte e/ou granizo. A segunda-feira terá instabilidade isolada ainda em Santa Catarina e no Paraná.

Projeção de raios para terça-feira do modelo meteorológico europeu | ECMWF

Na terça-feira, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e chove ainda na maioria das regiões, mas a instabilidade maior é esperada na Metade Norte com tendência de gradual melhora a partir do Oeste e do Sul. Algumas cidades do Centro para o Norte gaúcho podem começar a terça com chuva moderada a forte, porém a tendência é que as precipitações cedam com o passar do dia. A instabilidade progride para Norte e aumenta em Santa Catarina e no Paraná com chuva na maioria das regiões dos dois estados e localmente forte com risco de temporais localizados.

Na quarta, o tempo melhora na maior parte do Rio Grande do Sul e o sol volta a aparecer, mas Santa Catarina e o Paraná seguem com mais nuvens e chuva em diversos pontos. Os maiores volumes na quarta ocorrem no estado paranaense que pode registrar instabilidade ainda na quinta e na sexta numa sequência de dias de tempo instável e com chuva, o que é benéfico diante do quadro de estiagem e a necessidade de aumentar a vazão do Rio Iguaçu e a afluência de Itaipu.

O mapa acima mostra a projeção de chuva até 21h de terça do modelo WRF da MetSul e que está disponível ao assinante com duas atualizações diárias na seção de mapas. Já o mapa abaixo traz a tendência de chuva para sete dias do modelo alemão Icon que, igualmente, pode ser consultado pelo assinante com quatro atualizações diárias.

O risco de temporais isolados neste episódio de instabilidade do começo da semana existe nos três estados do Sul, mas o potencial maior para temporais será no Rio Grande do Sul durante a noite deste domingo e ao longo da segunda-feira. Em Santa Catarina e no Paraná, isoladamente podem ocorrer episódios antes, mas a probabilidade de tempestades localizadas é maior para a terça.Mesmo com o ingresso de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul, o tempo não vai firmar durante toda a semana no Sul do Brasil. A segunda metade desta semana deve ter períodos de chuva em diversas cidades entre o Norte gaúcho e o Paraná ao passo que na Metade Sul gaúcha a chuva se concentra agora no início da semana. fonte https://metsul.com/

COMENTÁRIOS