Uma simulação de acidente com motocicleta e vítima fatal chamou a atenção das pessoas que passavam pelo Bairro Nossa Senhora das Dores, na manhã desta terça-feira (21), em Santa Maria.
O cenário: uma motocicleta, um corpo, ambulâncias de socorristas e viaturas da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Coordenadoria Municipal de Trânsito.
O acidente é uma simulação e faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, em Santa Maria.
Outras simulações já ocorreram na cidade como forma de chamar a atenção da população para os acidentes de trânsito.
“Parecia um acidente grave. Passei de ônibus pelo monumento da rótula da Osvaldo Cruz (monumento O Idealista) e havia muitas viaturas e policiais, e o trânsito estava bem lento”, conta Cleuza Kipp Rosa, leitora do Paralelo 29, que fez fotos e enviou ao site.
Exercício semelhante marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito em Santa Maria, na última sexta-feira (17), na Avenida Hélvio Basso.
Essa simulação envolveu dois veículos em um grave acidente com morte. Conforme a Prefeitura de Santa Maria, organizadora da Semana do Trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, as atividades seguirão até o próximo sábado (25).
As simulações tem como objetivo justamente causar impacto nas pessoas. O tema deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
No caso do acidente simulado na Hélvio asso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana escolheu o canteiro central da via, com dois veículos parcialmente destruídos e o corpo da vítima fatal na pista, próximo a uma garrafa de bebida alcoólica
O cenário da semana passada buscava chamar a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local, demonstrando a gravidade e, muitas vezes, a realidade da violência, da imprudência e da fatalidade registrada no trânsito diariamente.
Meta é reduzir acidentes
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, acompanhou a simulação e fez a entrega de material informativo para motoristas.
Ponsi ressalta que a Semana Nacional de Trânsito é um momento de dar foco ao assunto, principalmente em debater maneiras de reduzir acidentes.
“Durante a semana, vamos levar para toda a comunidade santa-mariense assuntos que se referem a mobilidade urbana, trânsito, sinistralidade e, principalmente, chamar a atenção para a prevenção de acidentes. Nosso maior objetivo é levar às pessoas a mensagem de valorização e preservação daqueles que estão junto conosco”, destaca Ponsi.
Órgãos envolvidos
As simulações contam com a participação de servidores de integrantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, agentes Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e Centros de Formação de Condutores Ativa e Via Centro.
A ´programação da Semana Nacional de Trânsito também está desenvolvendo blitze educativas e outras atividades educativas para conscientizar sobre as principais infrações que resultam em graves acidentes nas ruas e estradas.
A iniciativa da Semana Nacional do Trânsito se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.
Ações mensais reforçam prevenção
A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto a motoristas e pedestres, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os acidentes de trânsito.
Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)