PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA E RISCO DE TEMPORAIS EM SC E RS
27/09/2021 14:37 em noticias
CHUVA E RISCO DE TEMPORAIS EM SC E RS
Nesta Terça 28/09, uma nova Frente Fria avança pelo Estado Gaúcho, e junto a um Sistema de Baixa Pressão Atmosférica, proporcionam a formação de nuvens carregadas, e a chuva ocorre de forma isolada, o que juntando com a Sensação de calor, os riscos de temporais são previstos. SC também pode ter instabilidades, enquanto no PR apenas aumento de nuvens, e pontos de chuvas podem acontecer.. VEJA.
PR: A manhã será de sol e tempo firme em praticamente todo o Estado. Nuvens baixas marcam presença em pontos do Leste, Sul e Litoral, com sol na sequência. Até a tarde as nuvens aumentam, principalmente pelo Meio-Oeste, Sul e Leste.
Entre a tarde e noite, há previsão de pancadas isoladas e rápidas de chuva, em pontos do Sul e Leste, com risco de trovoadas e temporais isolados.
- Na Capital Curitiba, o sol intercala com algumas nuvens logo cedo, depois o céu fica mais aberto, e nebulosidade vai aumentando a partir da tarde. Apesar de não estar na rota da chuva, não descarta algo rondando ou até atingindo algum canto da faixa Metropolitana.
SC: O sol aparecer em boa parte do Estado, principalmente com céu aberto pela manhã, exceto entre o Leste, Centro, Norte, Serra e Litoral, onde a nebulosidade baixa marca presença em pontos.
Ao longo do dia, as nuvens aumentam por todo o Estado, e são previstas pancadas isoladas de chuvas pelas Regiões, com riscos de trovoadas e temporais pontuais.
- Na Grande Florianópolis, o sol aparece com algumas nuvens pela manhã, aumentando a nebulosidade entre a tarde e noite, período em que aumentam as chances de chuva, com riscos de temporais.
RS: No Estado as nuvens é que devem dominar boa parte, ao longo do dia. O sol até consegue aparecer em pontos, principalmente pela manhã, com maior chance entre as Missões, Norte, Serra e Litoral Norte, más já aumentando a nebulosidade.
Ainda de manhã, já podem ocorrer pancadas pontuais de chuva no Oeste, e talvez podendo ocorrer algo bem localizado entre a faixa Central, e Serra, porém mais fraco. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham de forma isolada, pelo Sul, Norte, Missões, Serra e Litoral Norte, com tendência de até a noite chegar no Leste e Litoral Sul.
- Em POA e Região Metropolitana, se tiver algum solzinho será entre muitas nuvens, com períodos de céu mais nublado. Logo cedo pode chover fraco ou garoa, aumentando a chance de chuva entre a tarde e noite.
Em todo o Estado, há riscos de temporais isolados, com trovoadas, incluindo na Capital.
OBS: Até a noite, os ventos vindos do Sul, tendem atuar no RS, SC e nas Áreas mais ao Oeste e Centro-Sul do PR. As velocidades não devem superar os 45 km/h.
Durante o dia, ainda predominam os ventos de Norte, do PR até o Norte Gaúcho.
TEMPERATURAS: A manhã promete começar mais aquecido, no Oeste, Noroeste e Norte do PR, com mais de 22/23 C. Nas demais Regiões dos três Estados, mínimas acima dos 14 C.
Durante a tarde calor, principalmente do Oeste ao Norte do PR, onde algumas localidades podem superar os 36 C. Também esquenta e com mais de 28/30 C no Oeste de SC, e pontos das Missões RS.
- Curitiba calor de 27 C de máxima;
- Floripa e POA, menos quente com oscilação de 22/23 C de máxima.
ADIANTAMENTO: A cada rodada do Modelo Meteorológico, mais os olhos enchem de água, dos agricultores. De ontem para hoje, os modelos aumentaram os acumulados de chuva para os próximos dias, em até 50 mm á mais do que se previa.
No PR por exemplo, avançou de 90/100 mm para 140 mm. Em SC de 114 mm para 150 mm. No RS a mesma coisa, indo de 115 mm para mais de 140 mm. Isso em partes dos Estados.
Para Quarta 29/09, a FF avança para SC e PR, provocando rápidas pancadas de chuva, e bem mal distribuídas. Pois o sistema um pouco mais intenso, se desloca pelo Mar. Mesmo assim há riscos de temporais isolados.
Seguiremos atualizando.
PREVISÃO ELABORADA SEM FINS LUCRATIVOS, APENAS COM O INTUITO DE INFORMAR E ALERTAR.
Elaboração: Giovani Patzlaff.
INF.MET. Windyty.
COMENTÁRIOS