PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Inquéritos investigarão áudio em que suposta funcionária de rede de farmácias
noticias
Publicado em 20/10/2021

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu inquérito civil, na tarde de terça-feira (19) para investigar um áudio que circula nas redes sociais em que uma pessoa orientaria a contratação de novos funcionários a partir de critérios discriminatórios. De acordo com o MPT-RS, o áudio não menciona a rede, mas uma mensagem encaminhada junto com ele atribui à rede de farmácias São João.O caso está sob a responsabilidade da procuradora do MPT-RS Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann. A empresa foi notificada pelo MPT e tem 10 dias para responder.Em nota, a farmácia afirma que trata-se de "mídia com informações falsas", publicada por pessoas externas e desconhecidas, e que toda providências para apurar a origem do áudio. Leia a nota abaixo. Sobre a investigação do MPT, a rede diz que não havia sido notificada até a publicação dessa reportagem, e que prestará todos os esclarecimentos.O áudio começou a circular no fim de semana pelas redes sociais. Na gravação, uma funcionária que ocuparia cargo de gerência orienta colegas a adotarem critérios discriminatórios para contratação de novos trabalhadores, dando preferência à beleza dos candidatos e evitando a admissão de “pessoas muito tatuadas” ou “muito gordas”. A gravação também sugere que os responsáveis pela seleção não contratem pessoas de orientação sexual abertamente LGBTQIA+.

Nota da rede São João

 

A Rede de Farmácias São João informa que estão circulando mídias com informações falsas publicadas por pessoas externas e desconhecidas, com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa. Informa também, que já está tomando todas as medidas cabíveis para averiguar e responsabilizar terceiros contra os conteúdos gerados. Alertamos que a publicação de notícia falsas e inverídicas(fake news) no intuito de ofender a honra e a imagem de alguém, pode caracterizar tipos penais descritos nos arts. 138, 139 e 140, todos do Código Penal, cumulados com a majorante do art. 141, III, do Código Penal e com penas de multa e prisão.As Farmácias São João reafirmam seu compromisso com a diversidade. A empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Temos consciência de que a pluralidade é democrática, faz parte do desenvolvimento sustentável e à preservação das liberdades individuais.

A empresa informa que segue firme no seu plano de expansão, em seus princípios e valores. Ainda, este ano, contratará mais de 500 novos colaboradores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, buscando verdadeiramente um ambiente salutar, onde as pessoas se sintam felizes e acolhidas, independente da sua ideologia, porque são elas que movimentam toda a organização. São aproximadamente 15 mil colaboradores que fazem parte da grande família São João (crescer e compartilhar).Departamento Jurídico – Rede de Farmácias São João                FONTE G1

Comentários