PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MP recomenda a não concessão da licença ambiental para construção da ESA em Recife
noticias
Publicado em 14/11/2021

O Ministério Público de Pernambuco emitiu uma recomendação à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para que não seja concedida a licença ambiental para a execução do projeto da Escola de Sargentos de Armas (ESA). Recife foi a cidade escolhida pelo Exército Brasileiro para receber o complexo hospitalar que vai investir cerca de R$ 1,2 bilhão somente na construção da estrutura. Conforme o MP do Estado nordestino, a recomendação é até que seja aprovado o Estudo Prévio de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (Ria/Rima). A recomendação é assinada pela promotora de Justícia Rejane Strieder Centelhas.O motivo é que a nova ESA poderia destruir cerca de 150 hectares de Mata Atlântica em Pernambuco, de acordo com o biólogo e professor da Universidade de Pernambuco, Filipe Aléssio. O novo complexo militar ficará no coração da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti.

A informação foi divulgada, na sexta-feira, pelo Portal aRede, de Ponta Grossa, no Paraná. Assim como Santa Maria, a cidade paranaense concorria para sediar a ESA. Conforme a promotoria, foram recomendadas audiências públicas para debater sobre o tema. Dessa forma, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará um debate no dia 2 de dezembro. Ainda segundo o portal, o Fórum Socioambiental de Aldeia também criticou a instalação da escola, alegando riscos ambientais no empreendimento.Cerca de 350 pessoas em vulnerabilidade social recebem marmitas na 5ª Jornada Mundial dos PobresCOMPROMISSO

Em ofício encaminhado pelo comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), ainda no dia do anúncio, o general destacou: "as próximas ações serão adotadas conforme os entendimentos realizados em reuniões com autoridades estaduais e municipais envolvidas, o que é essencial para a efetiva implantação da escola". O ofício ainda reafirma, "razão pela qual as outras cidades concorrentes não estão descartadas.

SANTA MARIA

Ao tomar conhecimento da recomendação do MP, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) reafirmou que Santa Maria segue pronta para receber a ESA em qualquer eventualidade, inclusive fez a afirmação ao comandante do Exército, que estava na cidade na última segunda-feira. O tucano lembra que a cidade cumpriu todos os requisitos, dentre eles o planejamento estratégico sem nenhum problema ambiental, além de projetos de infraestrutura, saneamento, habitação e elétrico.

fonte Diário de Santa Maria
Comentários