Menos de dois meses depois de anunciar a compra da CVI Refrigerantes, em Santa Maria, a Coca-Cola Femsa Brasil sinalizou nesta segunda-feira (14) ao governador Eduardo Leite (PSDB) que pretende investir em seus empreendimentos no Rio Grane do Sul.
Leite se reuniu com o CEO da Coca-cola Femsa, Ian Craig, em Brasília. O executivo da Femsa disse que há um conjunto de ações que a empresa pretende desenvolver no Estado após a aquisição da fábrica de Santa Maria.
A indústria de Santa Maria
A CVI Refrigerantes é uma empresa da CVI (Companhia Vontobel de Investimentos) que atua no segmento de bebidas por meio da produção, comercialização e distribuição de produtos das linhas The Coca-Cola Company, Heineken, Monster e Leão Alimentos e Bebidas.
Fundada pela família Vontobel em 1977, a CVI Refrigerantes pertence a um grupo de empresas familiares que começou a operar em 1948, em Porto Alegre. A CVI Refrigerantes está localizada na BR-287, Bairro Agroindustrial, zona Oeste de Santa Maria.
“Buscamos criar um melhor ambiente de competitividade no Estado. Com uma série de reformas realizadas, conseguimos virar o jogo nas contas públicas. É gratificante vermos empresas investindo e apostando no nosso Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.
Multinacional investirá em outras unidades gaúchas
De acordo com Craig, a empresa anunciará em breve novos investimentos para os empreendimentos localizados no Rio Grande do Sul. No entanto, o executivo da distribuidora não revelou valores e quais investimentos serão feitos.
Com a aquisição, a participação da Coca-Cola Femsa no volume do sistema Coca-Cola Brasil aumentou de 50% para 52%. A companhia passa a cobrir todo o Rio Grande do Sul, agregando à sua operação uma fábrica localizada em Santa Maria e três centros de distribuição que abastecem 13,5 mil pontos de venda, impactando 2,8 milhões de consumidores gaúchos das regiões Centro, Fronteira Oeste e Planalto Médio.Leite se reuniu em Brasília com CEO da Coca-Cola, empresa que comprou CVI/Foto: Gustavo Mansur, Palácio Piratini
O acordo de compra foi firmado em dezembro de 2021 e aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Empresa anunciou compra da CVI em dezembro
Conforme a Revista Amanhã, especializada em negócios, a Coca-Cola Femsa anunciou a compra da CVI Refrigerantes em 17 de dezembro passado. O valor da transação não foi revelado pelas empresas.
Na época, segundo a Revista Amanhã, Ian Craig disse que a aquisição da empresa santa-mariense era um investimento muito importante para o crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil.
A partir da CVI Refrigerantes, a engarrafadora, que sede no México, passará a cobrir todo o Rio Grande do Sul e consolidará sua presença no mercado da região Sul, considerado estratégico para manter a posição de líder do segmento no mercado nacional.
(Com informações do governo do RS)