PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FAB disponibiliza dois aviões para eventual transporte de brasileiros na Ucrânia
noticias
Publicado em 26/02/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ter colocado “de prontidão” duas aeronaves para o eventual transporte de brasileiros no processo de evacuação da Ucrânia. A disponibilidade dos aviões foi divulgada neste sábado (26) e aconteceu após ação coordenada entre os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Segundo o comunicado, as aeronaves são do modelo KC-390 Millenium, o mesmo utilizado em outras missões humanitárias internacionais. Entre elas o transporte de donativos para as vítimas de explosão em Beirute, no Líbano, e 2020, e no apoio emergencial ao Haiti, após terremoto em agosto de 2021.

A FAB não esclareceu, porém, detalhes sobre a eventual operação para resgate dos brasileiros que estão isolados na Ucrânia após a invasão militar determinada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Até o momento, o espaço aéreo ucraniano está fechado para circulação de aeronaves, o que obriga a chegada das aeronaves em países próximos.O processo de evacuação já acontece por via terrestre, com organização da Embaixada do Brasil em Kiev. Na sexta-feira (26), um trem com brasileiros residentes partiu da capital da Ucrânia com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, próximo da fronteira com a Romênia e com a Moldávia.

De acordo com o planejado, o trem partiu às 17h (horário de Brasília; 22h pelo horário local), e a viagem, com percurso de aproximadamente 535 km de distância, tinha previsão de pouco mais de 11 horas de duração.

Cerca de 500 brasileiros residem na Ucrânia e aguardam o plano de evacuação. O Ministério das Relações Exteriores informou, na quinta-feira (24), não ter condições de fazer o resgate dentro do território ucraniano.

O ministro Carlos França disse que estuda um plano de contingência para transportar os brasileiros para países vizinhos, como Polônia e Romênia, em momento com maior segurança. fonte O TEMPO 

Comentários