PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AR FRIO CHEGA NESTE DOMINGO E TRARÁ CLIMA DE INVERNO terça, as mínimas podem descer a 3ºC em Santa Maria
29/05/2022 12:29 em tempo

Região que deve sentir com força esta incursão de ar frio é o Centro da Argentina e parte do Uruguai. A semana será extremamente fria na área de Buenos Aires com marcas abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza e outros pontos da Grande Buenos Aires. A capital argentina deve ter algumas das suas noites mais frias do ano até agora. No outro lado do Rio da Prata, a cidade de Montevidéu também terá frio muito intenso e a força do ar polar deve trazer vento com muito baixa sensação térmica. No interior do Uruguai, as mínimas serão bastante baixas com geada em todos os departamentos. No Rio Grande do Sul, uma vez que a massa de ar frio não consegue progredir muito para o Norte, depois de uma sequência de dias de nebulosidade e precipitação com elevada umidade relativa do ar, entre segunda e terça o tempo firme predominaria na maioria das áreas com o retorno do sol, embora sejam previstas nuvens ainda em um grande número de municípios gaúchos.

Ocorre que logo a chuva retornaria na segunda metade da semana, já a partir da quarta-feira, à medida que ar quente vai avançar do Centro-Oeste para o Sul do país, reforçando a instabilidade no Paraná e trazendo a chuva de volta para o Rio Grande do Sul. Assim, o ar mais frio e seco vai proporcionar um curto período sem chuva no estado gaúcho entre segunda e parte da quarta. O QUE ESPERAR DA TEMPERATURA COM O AR FRIO A massa de ar frio que chega neste domingo em grande parte do Rio Grande do Sul trará muito frio na primeira metade da semana, mas nada fora do normal para esta época do ano. O frio mais intenso, além disso, deve se concentrar no estado gaúcho e mesmo assim a temperatura não cairá com força em todas as regiões gaúchas. O Oeste, o Centro, o Sul e a Campanha devem ser as regiões que terão o maior impacto desta nova incursão de ar frio no Sul do Brasil. Cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão registrar as menores mínimas neste episódio de ar frio e não os Campos de Cima da Serra, onde pela maior altitude, costumam ocorrer as menores mínimas. Isso porque o ar estará mais seco e o tempo mais aberto no Oeste e no Sul gaúcho.

Na Campanha e fronteira com o Uruguai, todas as madrugadas da semana que começa vão ser frias, mas as mais geladas devem ser as de segunda, terça e quarta. Os termômetros podem apontar em alguns pontos entre 1ºC e 3ºC no amanhecer da segunda, de 0ºC a 2ºC abaixo de zero no começo da terça e da quarta, entre 3ºC e 5ºC na madrugada da quinta pelo aumento das nuvens, e ao redor de 8ºC a 9ºC na sexta e no próximo sábado. Na área de Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser a da terça. Os termômetros deverão indicar mínimas na capital de 10ºC a 11ºC no amanhecer da segunda e 9ºC a 10ºC no final da segunda-feira, 6ºC no amanhecer da terça (pode ser a mínima do ano até agora na cidade), 8ºC a 9ºC na madrugada de quarta, 12ºC ou 13ºC no começo da quinta e em torno de 13ºC na sexta. Na Grande Porto Alegre, o amanhecer da terça pode ser o mais frio do ano com 3ºC a 4ºC em diversas cidades e talvez até 2,0ºC a 3ºC em algumas baixadas de zonas rurais. Nos Campos de Cima da Serra, a única madrugada de frio mais intenso deve ser a da terça-feira, quando se espera que as mínimas muito baixas sejam mais generalizadas no Rio Grande do Sul. Pode fazer até -1ºC a 1ºC em algumas cidades. Na mesma madrugada da terça, as mínimas podem descer a 3ºC em Santa Maria e 1ºC a 3ºC em municípios do Noroeste e do Alto Jacuí.

FORMAÇÃO DE GEADA As madrugadas frias vão trazer formação de geada no Rio Grande do Sul nesta semana agora. A geada deve afetar mais o território gaúcho, uma vez que em Santa Catarina e no Paraná devem permanecer muitas nuvens e com chuva em diversas áreas. O mapa abaixo mostra a projeção de geada do modelo canadense para segunda, terça, quarta e quinta. As projeções de geada deste e outros modelos estão disponíveis ao assinante na seção de mapas.

Observa-se a tendência de a geada não ser generalizada no Sul do Brasil e afetar mais o Rio Grande do Sul. O dia com geada em maior número de localidades será a terça-feira, quando se espera tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera no território gaúcho, antes da volta da nebulosidade em muitos municípios na quarta-feira. Na segunda e na quarta, que não vão ter geada ampla no estado, o Sul e parte do Oeste são as áreas com maior chance de gear.

A massa de ar frio será responsável ainda por tardes de temperatura baixa. Na região de Bagé, tanto a segunda como a terça devem ter máximas à tarde de apenas 11ºC a 12ºC. Na quarta, ao redor de 13ºC e na quinta entre 12ºC e 14ºC. Em Porto Alegre, 15ºC a 16ºC na segunda, 14ºC a 15ºC na terça, e ao redor de 15ºC na quarta, quinta e sexta que terão aumento de nuvens e períodos de chuva na capital.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS