PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ATENÇÃO: ar polar ingressa no RS e trará noites geladas com forte geada
29/05/2022 21:07 em tempo

Frio e intenso é que o espera os gaúchos neste fim de maio. A primeira metade desta semana vai ser invernal com temperatura muito baixa no Rio Grande do Sul, estado que mais será afetado pela massa de ar polar que gradualmente começa a ingressar no território gaúcho e já traz a melhora do tempo na noite deste domingo com a chegada do ar mais seco e gelado no Oeste, em parte do Centro e no Sul do Estado.

Os mais recentes dados, a partir de análise dos modelos numéricos deste domingo, aumentaram a intensidade do frio para o Rio Grande do Sul. A parte mais intensa, o núcleo da massa de ar polar, vai atuar no Centro da Argentina e no Uruguai, mas vai tangenciar parte do estado gaúcho e atingirá áreas como a Metade Sul.A MetSul uma vez mais reitera que esta incursão de ar polar não é tão abrangente como a que se verificou na terceira semana deste mês, com frio na maioria dos estados brasileiros, e que desta vez a influência do ar frio vai se limitar mais ao Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, uma vez que o Paraná terá muita chuva ao longo desta semana com o ar frio bloqueado pela grande massa de ar seco no Brasil Central.O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) e o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiram avisos à população de onda de frio. Isso porque a região do Prata deverá a ser a mais afetada e que deve sentir com mais força esta massa de ar polar com temperatura muito baixa durante grande parte da semana com clima invernal.

A previsão da MetSul é de que geada forte a severa em pontos do Centro da Argentina e do Uruguai nas próximas madrugadas e mínimas negativas ou ao redor de 0ºC em um grande número de cidades dos dois países. A semana será extremamente fria, por exemplo, na área de Buenos Aires com marcas abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza e outros pontos da Grande Buenos Aires. A capital argentina deve ter algumas das suas noites mais frias do ano até agora. FONTE 

COMENTÁRIOS