PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AVISO DE FRIO | Mais uma massa de ar polar trará nova onda de frio a partir do final da semana neste outono-inverno de frio muito frequente sob La Niña.
06/06/2022 22:00 em tempo

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte, porém breve, incursão de ar frio é esperada no Sul do Brasil no final da semana, devendo trazer acentuado declínio da temperatura nos estados do Sul do país e resfriamento ainda em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Depois de um início de semana úmido e de muita chuva e uma semana em que devem predominar dias amenos, a temperatura tende a declinar acentuadamente entre sexta e sábado no Rio Grande do Sul.

O ar mais gelado deve tomar conta do Rio Grande do Sul na sexta-feira, o que vai fazer com que as marcas tenham forte declínio em relação à quinta com mínimas e máximas baixas. Em quase todo o território gaúcho as mínimas na sexta tendem a se dar no final do dia, à noite, e não ao amanhecer que é o horário costumeiro. As máximas à tarde também devem ser baixas, mal superando os 10ºC em diversas cidades.

Em Bagé, por exemplo, conforme os dados de hoje, a temperatura na tarde da sexta ficaria em 10ºC a 11ºC mesmo com sol e no final do dia faria 4ºC a 5ºC. Em Porto Alegre, a sexta teria 14ºC a 15ºC na madrugada, mas faria 13ºC a 14ºC durante a tarde e até 7ºC a 8ºC no final do dia, à noite. Em Santa Maria, 12ºC na tarde da sexta e 5ºC à noite. Em Caxias do Sul, 9ºC a 10ºC no começo da tarde da sexta e até 3ºC no fim do dia. Com ar seco e o ar gelado, o amanhecer do sábado tende a ser muito frio no Rio Grande do Sul. As mínimas podem descer a -2ºC a 1ºC na Campanha e na fronteira com o Uruguai, até -5ºC na Serra do Sudeste, 1ºC a 2ºC na região de Santa Maria, ao redor de 5ºC em Porto Alegre e 2ºC a 3ºC no Vale do Sinos, -1ºC a 1ºC na maior parte da Serra Gaúcha com valores menores em áreas de baixadas, -7ºC a -5ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra, -1ºC a 1ºC no Planalto Médio com marcas menores em baixadas e até -4ºC a -2ºC em baixadas do Noroeste

Estes são os valores indicados pelos melhores dados disponíveis de hoje, mas em se tratando de uma previsão com seis dias de antecipação estão sujeitos a mudanças, especialmente levando em conta que se trata de um bolsão de ar gelado pequeno na atmosfera e que rapidamente vai ejetar em direção ao oceano. GEADA Como o ar gelado vai começar a ingressar no dia 10, mais provável ter geada em algumas áreas do Rio Grande do Sul no final da sexta porque no amanhecer a temperatura não estar baixa ainda o suficiente na maioria dos locais. A realidade muda completamente no próximo fim de semana com a massa de ar frio e seco instalada sobre o Sul do Brasil, o que traria geada ampla. Os mapas abaixo, disponíveis ao nosso assinante na seção de mapas, mostra a projeção de geada para as madrugadas de sábado (11), domingo (12), segunda (13) e terça (14) do modelo canadense. Observe que, pelos dados de hoje, a geada seria ampla no Sul do Brasil no sábado e no domingo. O fenômeno pode atingir ainda áreas do Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, e ainda do Sudeste, mais em São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

A geada se forma ainda em algumas áreas na segunda e na terça-feira, mesmo o ar frio enfraquecendo e começando a ser substituído gradualmente por ar mais quente. Com o tempo aberto e seco, mesmo com ar mais quente, seguirá fazendo frio à noite no começo da semana. EPISÓDIO FRIO MUITO DIFERENTE DE MAIO Que ninguém espere um evento de frio como de maio que trouxe frio para 17 estados e mais o Distrito Federal, neve nos três estados do Sul, menores mínimas em maio desde 1977 em três capitais e geada até no Sul da Amazônia e em Brasília. Foi intensa e enorme massa de ar polar, que avançou pelo interior do continente e ainda havia um ciclone (Yakecan) na costa do Sul do Brasil para impulsionar o ar gelado mais ao Norte que o habitual. Nada disso vai ocorrer agora.

O ar frio alcança o Sudeste e o Centro-Oeste e o Sudeste, entretanto com menor abrangência e intensidade que no mês de maio. Os estados mais afetados pela incursão fria devem ser Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas não haverá recordes históricos por não se tratar de ar polar de grande intensidade nestes estados. No Mato Grosso do Sul, o frio deve atingir mais o Sul do estado. Na cidade de São Paulo, esfria no próximo fim de semana com 10ºC a 11ºC de mínima no domingo que vem, mas as menores mínimas ocorreriam nos dias 13 e 14 na capital paulista com 7ºC a 9ºC, logo muito acima dos valores observados no evento de maio. As tardes serão amenas e agradáveis. EVENTO FRIO SECO E GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA Não se trata de uma incursão de ar frio tão intensa e abrangente e a bolha de ar mais gelado vai passar pelo Centro da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, diferentemente de maio em que o núcleo do ar mais gelado chegou ao Planalto Central brasileiro em situação muito fora do normal. Essa será uma incursão fria perto da normalidade desta época do ano. A bolhar de ar mais gelado vai rapidamente avançar para o oceano após passar pelo Rio Grande do Sul, mas as noites seguirão frias no começo da semana que vem porque a atmosfera estará muito seca. Com isso, no início da semana que vem são esperadas ainda madrugadas geladas, mas as tardes será agradáveis. Haverá grande amplitude térmica. Para a terça-feira, 14 de junho, os dados hoje indicam para Porto Alegre mínima de 5ºC a 6ºC e máxima confortável de 18ºC a 19ºC. O que pode ter muito na próxima semana com muito frio à noite em superfície e ar quente ingressando em altitude é nevoeiro porque haverá uma grande inversão térmica.

FONTE MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS