PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLOGÊNESE E FRENTE FRIA TRARÃO CHUVA FORTE, VENTANIA E TEMPO SEVERO
15/07/2022 19:33 em tempo

A MetSul Meteorologia adverte que uma ciclogênese (formação de um ciclone extratropical) e a chegada de uma frente fria devem reforçar a instabilidade neste sábado no Rio Grande do Sul, marcando o terceiro dia seguido com registro de precipitação, raios e temporais localizados. Desde quarta-feira o tempo instável predomina no estado gaúcho e muitas cidades superam já os 50 mm de precipitação acumulada com alguns pontos somando perto de 100 mm. Os acumulados de chuva até o fim da tarde desta sexta-feira atingiam no Rio Grande do Sul totais de 94 mm em Caçapava do Sul, 93 mm em Lavras do Sul, 92 mm em São Gabriel, 84 mm em Júlio de Castilhos, 81 mm em Encruzilhada do Sul, 78 mm em Ivorá, 75 mm em Cachoeira do Sul, 71 mm em Rosário do Sul, 66 mm em Santa Maria, 63 mm em Rio Pardo, e 61 mm em Livramento e São Lourenço do Sul.

A tarde desta sexta-feira foi marcada por pancadas de chuva por vezes fortes a torrenciais em Porto Alegre que vieram acompanhada de raios. O volume de chuva na cidade desde ontem até o fim da tarde desta sexta atingia em alguns bairros até 60 mm. A média histórica de chuva de julho na capital gaúcha é de 163,5 mm, a mais alta entre todos os meses do ano, seguida por outubro (153,2 mm), setembro (147,8 mm) e junho (130,4 mm). A precipitação média mensal de 163,5 mm corresponde à nova normal mensal climatológica com base na série 1991-2020. A instabilidade desta sexta-feira em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul ainda é efeito da frente quente que se formou e organizou sobre o estado gaúcho na quinta-feira. Com o avanço do ar quente, trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, a instabilidade hoje se concentrou no Sul e no Leste gaúcho enquanto no Oeste, Noroeste e o Norte do Estado o sol apareceu com nuvens e a temperatura teve forte elevação. A temperatura na tarde desta sexta foi a 27ºC no Noroeste gaúcho.

BAIXA PRESSÃO GERARÁ CICLOGÊNESE E VENTO FORTE Uma área de baixa pressão térmica atuava nesta sexta-feira no Norte da Argentina, favorecendo a corrente de jato em baixos níveis que trazia ar quente para o Rio Grande do Sul e o aporte de energia para a instabilidade que se concentrava no Sul e no Leste do estado com chuva e raios.  A temperatura à tarde alcançou 30ºC no Norte argentino e no Paraguai. Esta área de baixa pressão vai neste sábado avançar rapidamente para o Rio Grande do Sul e se aprofundar sobre o território gaúcho com valores de pressão atmosférica em superfície muito baixos e que vão cair abaixo de 1000 hPa em diferentes localidades. Será o começo da formação de um ciclone extratropical, processo conhecido como ciclogênese. A baixa pressão, então, vai avançar para o Atlântico, onde no domingo estará configurada como um ciclone extratropical maduro e que se distanciará rapidamente do continente.

Todo ciclone é uma área de baixa pressão e é o perfil vertical do centro de baixa pressão que vai definir o seu status: extratropical, tropical ou subtropical. O ciclone que vai se formar a partir da área de baixa pressão no Rio Grande do Sul será de natureza extratropical, muito comum nesta época do ano em latitudes médias do Atlântico Sul. Os ciclones extratropicais possuem centro frio em todo o seu perfil vertical e têm sua energia do encontro de massas de ar quentes e frias. O ingresso do ar frio impulsionado pelo ciclone deve se dar com rajadas de vento de Oeste a Sul. No começo do domingo, à medida que o ciclone se intensifica no oceano e o ar frio toma conta do estado gaúcho, o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul devem ter as rajadas mais fortes. O vento mais intenso do ciclone vai ficar sobre o oceano, uma vez que o sistema deve se afastar muito rapidamente do continente.

FRENTE FRIA REFORÇA INSTABILIDADE COM TEMPORAIS A área de baixa pressão vai acompanhar o deslocamento de uma frente fria que vai ingressar no Rio Grande do Sul neste sábado a partir do Oeste. O estado gaúcho está neste momento sob a influência de uma massa de ar quente que vai persistir ainda no começo do sábado. A frente, então, se deslocará de Oeste para Leste no decorrer do dia com chuva e temporais. A troca de massas de ar será bastante rápida e brusca. No final do sábado, o ar mais frio já terá tomado quase todo o Rio Grande do Sul.

A interação da frente fria com rápida troca de massas de ar e a atmosfera muito instável com ar quente precedendo o sistema frontal sob pressão atmosférica muito baixa trarão um cenário de intensa instabilidade com chuva generalizada neste sábado no Rio Grande do Sul e alto risco de temporais. Devem ser esperadas pancadas de chuva por vezes fortes a torrenciais com raios e trovoadas. Podem ser anotados altos volumes de chuva em curto período em várias cidades, o que traz a possibilidade de alagamentos. A rápida troca de massas de ar pode provocar ainda vento forte. Há risco de vendavais isolados, com rajadas perto ou acima de 100 km/h, especialmente considerando a pressão atmosférica muito baixa. O ingresso da frente fria e do ar frio a partir do Oeste com um eixo vertical e ainda a presença de uma forte corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trarão cisalhamento vertical do vento capaz de gerar um risco pequeno a médio de atividade tornádica.

VENTO NORTE FORTE A INTENSO EM ALGUMAS REGIÕES A chegada da frente fria será precedida por uma forte a intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Trata-se de um corredor de vento entre 1.000 e 1.500 metros de altitude que se origina no Centro-Oeste do Brasil e na Bolívia que traz ar quente para o Sul do Brasil. Com esta corrente de jato, a previsão é de vento Norte forte a localmente intenso neste sábado antes da chegada da frente em diversas cidades do Sul do país. Devem ser esperadas rajadas de 60 km/h a 80 km/h, mas que em alguns locais devem ser superiores.

As rajadas de vento devem ser mais fortes na região de Santa Maria e na Metade Norte do estado gaúcho, no caso do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o vento Norte soprará forte inicialmente no Oeste e no Meio-Oeste catarinense e depois nas regiões do Planalto Sul e Sul. No Paraná, a ventania vai afetar mais cidades do Centro para o Oeste. Entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense, as rajadas podem ser muito fortes a intensa com velocidades perto e acima de 100 km/h em alguns pontos.

No domingo, a massa de ar frio toma conta do Sul do Brasil e traz um dia com máximas baixas no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença do sol. Diversas cidades devem ter máximas entre 12ºC e 14ºC. O domingo frio precede um amanhecer gelado na segunda-feira com marcas abaixo de 5ºC e geada na maioria dos municípios gaúchos. Porto Alegre pode ter 5ºC ou 6ºC de mínima. Na Campanha e fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC. A Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra devem ter marcas negativas.

fonte https://metsul.com/

COMENTÁRIOS