PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA RETORNA APÓS COMEÇO DE FIM DE SEMANA DE SOL E MUITO FRIO
06/08/2022 13:02 em noticias

O fim de semana começou com muito frio no Sul do Brasil, mas quem será protagonista vai ser a chuva e não as baixas temperaturas. O sol e o tempo aberto na maior parte da região no início da manhã do sábado já começaram a dar lugar às nuvens e chuva em algumas áreas. Trata-se do começo da mudança do tempo que trará muita instabilidade por vários dias seguidos.

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã deste sábado mostrava parte do Sul do Brasil, como a região de Porto Alegre, ainda com tempo aberto. Muitas nuvens, porém, já dominavam grande número de regiões de Santa Catarina e do Paraná, além do Oeste do Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumenta muito da tarde para a noite deste sábado no território gaúcho e toma conta de grande parte do Estado até o fim do dia. O tempo, com isso, se instabiliza com chuva ou garoa principalmente na Metade Norte e em parte da Metade Oeste. Na Grande Alegre, após um dia de sol e nuvens, não se descarta chuva na noite deste sábado, no final do dia.

Amanhã, muita nebulosidade cobre o Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça acompanhado de nuvens em diferentes pontos, com maiores aberturas no Oeste, o tempo não estará firme no Estado. As nuvens trazem chuva e garoa no decorrer do dia, especialmente em áreas das Metades Norte e Leste gaúcha. Com mais nuvens e até instabilidade em alguns pontos, a madrugada não repete mínimas tão baixas quanto as deste sábado. SANTA CATARINA E PARANÁ Sucessivas áreas de instabilidade devem atuar entre Santa Catarina e o Paraná entre hoje e amanhã, trazendo chuva para a maior parte dos municípios dos dois estados. Hoje, a instabilidade se desloca inicialmente do Paraguai para o Oeste paranaense e, na sequência, vai atingir outras regiões do estado e se expandir para grande parte de Santa Catarina. No domingo, o tempo segue instável com mais chuva nos dois estados. Chuva será generalizada em Santa Catarina e persistirá na grande maioria dos municípios paranaenses, porém, devem ocorrer alguns intervalos de melhoria com possibilidade de aberturas em cidades dos ambos estados no decorrer do dia.

A chuva em várias cidades cairá em alguns momentos com pancadas fortes a torrenciais. Devem ser esperados raios, uma vez que o avanço de ar mais quente deve acompanhar a instabilidade. Embora o risco maior seja chuva, não se pode descartar a possibilidade de alguns temporais de granizo em pontos isolados. VOLUMES DE CHUVA Os maiores volumes de chuva no Sul do Brasil neste fim de semana se concentram em cidades de Santa Catarina e do Paraná. A tendência é que chova mais no Centro, parte do Oeste e do Sul do Paraná e em Santa Catarina.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para este fim de semana do modelo meteorológico europeu. Este e outros mapas de precipitação estão disponíveis para consulta a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas da página. FIM DE SEMANA COMEÇOU GELADO O fim de semana começou com muito frio, efeito da massa de ar frio que ingressou na região durante a sexta-feira e que afastou a instabilidade com queda de temperatura. Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram marcas negativas no amanhecer deste sábado. Na Grande Porto Alegre, a estação de baixada em Lomba Grande, Novo Hamburgo, teve apenas 4,3ºC. Veja as mínimas no território gaúcho:

FIM DE SEMANA COMEÇOU GELADO O fim de semana começou com muito frio, efeito da massa de ar frio que ingressou na região durante a sexta-feira e que afastou a instabilidade com queda de temperatura. Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram marcas negativas no amanhecer deste sábado. Na Grande Porto Alegre, a estação de baixada em Lomba Grande, Novo Hamburgo, teve apenas 4,3ºC. Veja as mínimas no território gaúcho: São José dos Ausentes: -3,4°C Pinheiro Machado: -2,1°C Vacaria: -0,3°C Bom Jesus: 0,5°C Herval: 0,9°C Encruzilhada do Sul: 0,9°C Soledade: 1,3°C Getúlio Vargas: 1,7°C Muitos Capões: 1,7°C São José do Ouro: 1,7°C Santa Vitória do Palmar: 1,8°C São Francisco de Paula: 1,8°C Barra do Ribeiro: 1,9°C Espumoso: 2,0°C Pedras Altas: 2,1°C Capão Bonito do Sul: 2,2°C Gramado: 2,2°C Bagé: 2,3°C São Martinho da Serra: 2,3°C Quaraí: 2,6°C Santana do Livramento: 2,7°C Lavras do Sul: 2,9°C Pelotas: 2,9°C Tapera: 2,9°C Cambará do Sul: 3,3°C Campos Borges: 3,4°C Amaral Ferrador: 3,5°C Júlio de Castilhos: 3,5°C Quatro Irmãos: 3,5°C Canela: 3,6°C Lagoa Vermelha: 3,6°C Caçapava do Sul: 3,7°C Chapada: 3,9°C São Sepé: 3,9°C Tupanciretã: 4,1°C Camaquã: 4,2°C Coxilha: 4,2°C Pontão: 4,2°C Novo Hamburgo: 4,3°C Acegua: 4,4°C Ernestina: 4,4°C Alto Feliz: 4,5°C Carazinho: 4,6°C Jaguarão: 4,6°C Santa Rosa: 4,6°C São Martinho da Serra: 4,6°C Vila Nova do Sul: 4,6°C Cachoeira do Sul: 4,7°C Pinhal da Serra: 4,7°C Capão do Leão: 4,8°C Caxias do Sul: 4,8°C Maçambara: 4,8°C Sarandi: 4,8°C Palmeira das Missões: 4,9°C Em Santa Catarina, no Planalto Sul, as mínimas hoje cedo desceram a -3,7ºC em Bom Jardim da Serra, -3,0ºC em Urupema, e -2,0ºC em Urubici e São Joaquim. Nas demais regiões do estado, as mínimas não foram muito baixas, exceção de algumas localidades do Meio-Oeste.

fonte MetSul Meteorologia 
COMENTÁRIOS