PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MASSA DE AR FRIO COBRE EXTENSA ÁREA DO BRASIL E TRAZ GEADA
10/08/2022 19:59 em tempo

Uma massa de ar frio, impulsionada pelo ciclone no Atlântico, impulsiona uma massa de ar frio pelo interior do continente que toma conta de muitas áreas do Centro-Oeste, parte do Sudeste e todo o Sul do Brasil. O ar frio foi responsável por mais um dia de temperatura baixa à tarde em diversas cidades do Sul do país e derrubou a temperatura no Centro do território nacional.

A influência do ar frio e da circulação ciclônica voltou a trazer uma tarde fria hoje em muitas cidades do Centro-Sul do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, alguns pontos tinham marcas de um dígito em pleno meio da tarde, como Barra do Chapéu com 7,7ºC, Barra do Turvo com 8,1ºC e Apiaí com 89,5ºC. Em Curitiba, no meio da tarde chovia e ventava com 9ºC. No Rio Grande do Sul, somente 5ºC era a temperatura em São José dos Ausentes às 15h. O amanhecer desta quinta-feira será baixa em cerca de metade do Brasil com mínimas abaixo do que é normal para esta época do ano em parte do Mato Grosso, Sul de Rondônia, Acre, Sul de Goiás, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, Cuiabá pode amanhecer com 11ºC, mas no interior do Mato Grosso haverá mínimas de um dígito, o que se repetirá no Sul de Goiás e no interior do Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, os termômetros ao amanhecer devem marcar 9ºC. Em Brasília, uma refrescada com 14ºC no final da madrugada. No Sudeste do Brasil, muitas cidades do interior de São Paulo devem amanhecer com mínimas de um dígito. Na capital paulista, nuvens e chance de garoa ou chuva impedem resfriamento maior e a mínima deve ficar ao redor de 10ºC. Mesma mínima prevista para Uberlândia, na área do Triângulo Mineiro. Faz mais frio no Sul de Minas com muito baixa sensação térmica por efeito do vento.

No Sul do Brasil, os três estados devem ter mínimas abaixo de 5ºC e em alguns pontos perto de 0ºC. Há chance de marcas negativas mais uma vez em baixadas da Serra do Sudeste, no Sul do Rio Grande do Sul. No Oeste catarinense e no Noroeste gaúcho, mínimas de 1ºC a 3ºC em áreas de baixadas. A temperatura fica ao redor de 0ºC no Planalto Sul Catarinense e nos Aparados da Serra. Porto Alegre amanhece com 8ºC enquanto na região metropolitana pode fazer 5ºC ou 6ºC. PREVISÃO DE GEADA Há previsão de geada para o amanhecer desta quinta no Centro-Sul do Brasil, entretanto não tão ampla como na onda polar de maio, quando chegou a gear em Brasília. Alguns locais ainda devem ter nuvens e instabilidade na madrugada desta quinta, impedindo geada. Mesmo assim pode gear nos três estados do Sul e pontos isolados do Centro-Oeste e do Sudeste.

O mapa acima, disponíveis ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostram a probabilidade de geada estimada pelo modelo meteorológico canadense para o amanhecer desta quinta com chance de geada em três das cinco regiões do Brasil. QUARTA COMEÇOU COM FRIO NO SUL O amanhecer de hoje teve temperatura negativa no Sul do Rio Grande do Sul. A temperatura em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, baixou a 0,7ºC negativo. Os termômetros hoje cedo indicaram ainda 1,2ºC em Herval, 3,4ºC em Bagé, 3,5ºC em Livramento, 3,6ºC em Pedras Altas, 4,1ºC em Jaguarão, 4,2ºC em Aceguá, 4,3ºC em Lavras do Sul e 4,8ºC em Caçapava do Sul. Em muitas cidades gaúchas, as mínimas do dia ocorrem nesta noite de quarta.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE