O Bei nos Bairros desta terça-feira (6), esteve na comunidade da Vila Resistência, bairro Parque Pinheiro, região oeste de Santa Maria. A equipe foi chamada por um grupo de moradores que relata grande preocupação quanto a infraestrutura futura na comunidade.
O motivo é a construção de um conjunto habitacional próximo ao local, onde diversas obras de melhorias estão sendo feitas para o acesso. Porém, uma canalização para o esgoto pluvial está sendo feita em direção a um córrego que passa pela comunidade.
A preocupação dos moradores é quanto a extensão da obra, já que a informação repassada é que apenas 14 metros de tubulação serão construídos, e o restante ficaria a céu aberto. Caso a obra fosse ampliada para cerca de 100 metros, chegaria até a Avenida Brasil, onde já existem galerias pluviais e sanaria o problema dos moradores.Outro fato relatado foi quanto a ordem de desocupação que existe para os moradores, sob alegação que o local seria uma área verde, e que como ali segue um curso d’água natural, não poderia existir edificações. Porém, os moradores afirmam que o valão foi construído pelo exército na década de 80.
Ponto que abre espaço para o questionamento: se existe um curso d’água ali, como foi liberado a construção dos prédios ali próximo? Segundo relatos, eles procuram diversas vezes o poder público para apresentar um plano habitacional, mas não obtiveram retorno.