PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CALOR EM PARTE DO SUL DO BRASIL PRECEDE TEMPORAIS NESTA QUARTA
18/10/2022 21:33 em tempo

O Rio Grande do Sul teve uma terça-feira de muitas nuvens, sobretudo nas Metades Leste e Sul do estado, onde até chuviscou ou choveu leve em alguns pontos. No Oeste e no Noroeste assim como em parte do Centro gaúcho, ao contrário, a cobertura de nuvens diminuiu durante o dia, como era antecipado, e o sol se fez presente nestas regiões.

A abertura do tempo e o ingresso de ar mais quente pelo Norte da Argentina favoreceram uma forte elevação da temperatura na Metade Oeste gaúchas. Estações oficiais registraram na tarde desta terça máximas de 29,9ºC em São Borja, 29,5ºC em São Luiz Gonzaga e de 27,9ºC em Uruguaiana.

Já mais ao Leste gaúcho, onde a nebulosidade predominava e até garoava em alguns pontos, a temperatura pouco se elevou durante o dia. Por isso, as máximas da tarde não superaram os 22,6ºC em Campo Bom, 22,2ºC em Rio Pardo, 22,1ºC em Porto Alegre, 21,2ºC em Encruzilhada do Sul, 20,1ºC em Camaquã e Pelotas, e 17,1ºC em Canguçu. O contraste de temperatura entre o ar mais quente ingressando pelo Norte da Argentina e o ar mais frio no Leste do estado associado a um centro de alta pressão no Oceano Atlântico trouxe fortes rajadas de vento do quadrante Leste, como a MetSul antecipava. As rajadas atingiram 71 km/h em Dom Pedrito, 67 km/h em Canguçu e 58 km/h em Mostardas.

Já esta quarta-feira começa com muitas nuvens e períodos de céu nublado a encoberto ainda em várias regiões gaúchas com chuvisco isolado. A cobertura de nuvens diminui durante o dia e o sol aparece com nuvens na maior parte do estado, especialmente à tarde. A temperatura vai estar amena durante a manhã e mais elevada à tarde. Volta a fazer calor na Metade Oeste. No fim do dia, fortes áreas de instabilidade que avançam do Nordeste da Argentina e do Paraguai vão trazer chuva e risco de temporais de vento e granizo isolados para áreas do Norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. O risco de temporais será maior, porém, em Santa Catarina e no Paraná, especialmente nos setores mais a Oeste dos dois estados.

Na quinta, com um profundo centro de baixa pressão se reforçando e instalado sobre o Rio Grande do Sul, a instabilidade se generaliza pelo Sul do Brasil com chuva em muitas áreas da região. A interação de ar mais quente com a pressão atmosférica muito baixa vai gerar nuvens muito carregadas e de grande desenvolvimento vertical com probabilidade de temporais de vento e granizo isolados em diversos pontos

FONTE MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS