PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PREPARE-SE LONGO E INCOMUM PERÍODO FRIO CHEGARÁ AO FIM COM TARDES DE CALOR
09/11/2022 21:00 em tempo

A influência de uma poderosa massa de ar frio para esta época do ano e que chegou a provocar uma sem precedentes queda de neve em pleno novembro no Sul do Brasil foi determinante para que o primeiro terço do mês fosse marcado por dias com temperatura muito abaixo do normal e tardes sem o calor já típico do fim do ano. Porto Alegre, por exemplo, registrou nos primeiros nove dias de novembro temperatura máxima média de 22,7ºC. A média máxima histórica de novembro (1991-2020) na capital gaúcha é 27,7ºC, ou seja, os primeiros nove dias do mês tiveram tardes, em média, 5,0ºC abaixo da normal climatológica de novembro.

Nenhuma tarde até agora no mês teve temperatura em Porto Alegre que sequer se aproximasse da média histórica mensal das máximas. A mais alta máxima foi de 24,2ºC no dia 5, logo 3,5ºC abaixo da climatologia mensal. Hoje foi outro dia de máxima baixa para esta época do ano, mesmo com o sol aparecendo à tarde, com apenas 23,7ºC. Na terça, a temperatura não passou de 20,5ºC na capital gaúcha. Máxima menor neste mês na capital só a do dia 1º, quando do ingresso da massa de ar frio, dia que teve apenas 20,0ºC. Como curiosidade, neste ano, os primeiros nove dias de julho, o mês mais frio da climatologia anual, tiveram temperatura máxima média em Porto Alegre de 21,7ºC. Apenas 1ºC abaixo da média dos primeiros nove dias de novembro. Só que não para por aí. Os primeiros nove dias de julho tiveram três dias com máxima mais alta que a maior observada nos nove primeiros dias de novembro.

A longa sequência de dias de temperatura abaixo da média em Porto Alegre vai chegar ao fim, mas ninguém espere muitos dias quentes no restante de novembro. A temperatura sobe nesta quinta e na sexta, mas seguirá agradável. Máximas em torno de 27ºC nesta quinta e em torno de 26ºC a 27ºC na sexta.

Há previsão de calor no fim de semana com máximas ao redor ou acima de 30ºC na capital tanto no sábado como no domingo. Só que o calor que não vai durar muito, afinal se espera um episódio de instabilidade com chuva no começo da semana e que atingirá todas regiões do Rio Grande do Sul. A maioria das tardes da próxima semana, inclusive, terá temperatura próxima ou abaixo da média de novembro, embora com marcas mais altas que na atual.

A temperatura mais baixa desta semana em Porto Alegre e outras cidades do Leste do estado gaúcho são consequência da circulação de umidade e ar frio que vem do mar, responsável pela chuva em vários pontos do Leste e do Nordeste do Rio Grande do Sul. No Oeste e no Noroeste, ao contrário, os dias muito ensolarados e com ar seco têm tido tardes quentes. A temperatura máxima nesta quarta chegou aos 31ºC no Noroeste gaúcho e a 30ºC na região de Santa Rosa. O calor no Oeste e no Noroeste do estado vai aumentar ainda mais nesta quinta com máximas de 31ºC a 33ºC em diversos municípios. Em pontos da Grande Porto Alegre e dos vales, as máximas devem se aproximar dos 30ºC.

No sábado, que deve ser muito quente na maior parte do território gaúcho, as máximas vão se elevar ainda mais. A tarde de calor deve ter máximas acima de 30ºC em um grande número de municípios com registros até de 33ºC a 35ºC em algumas cidades do Noroeste e da região dos vales.

FONTE MetSul.Com



COMENTÁRIOS