PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Análise preliminar dos EUA indica que míssil que atingiu a Polônia partiu da Ucrânia
16/11/2022 19:15 em noticias

Duas autoridades com informações sobre as avaliações iniciais dos Estados Unidos disseram que parece que o míssil que matou duas pessoas no leste da Polônia nesta quarta-feira (15) partiu do território da Ucrânia, embora tenha sido fabricado na Rússia.

O funcionário disse que a avaliação é o que o presidente Joe Biden parecia estar comentando em suas falas anteriores quando disse que era “improvável” que o míssil se originasse na Rússia.As autoridades disseram que as avaliações de inteligência foram discutidas na reunião de emergência convocada por Biden à margem da cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, e também seriam um tópico de conversa em uma reunião de embaixadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas.

A declaração conjunta após a reunião do G7 também foi deliberadamente ambígua quando se tratou do incidente, colocando muito mais foco nas dezenas de greves que aconteceram horas antes de os mísseis atingirem a Polônia.Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA se recusou a comentar os relatos de que o míssil de fabricação russa que caiu no leste da Polônia matando duas pessoas foi disparado por forças ucranianas que tentavam interceptar um ataque russo.

“Não temos comentários e não iremos confirmar este relatório. Como o presidente disse hoje, apoiamos a investigação em andamento da Polônia para descobrir exatamente o que aconteceu”, disse o porta-voz.

Biden já havia dito que informações preliminares sugerem que é improvável que o míssil que caiu na Polônia tenha sido disparado da Rússia depois de consultar aliados na Cúpula do G20 na Indonésia.

“Não quero dizer que [foi lançado da Rússia] até que investiguemos completamente”, continuou Biden. “É improvável, na trajetória, que tenha sido disparado da Rússia. Mas veremos.”Tanto as forças russas quanto as ucranianas usaram munições de fabricação russa durante o conflito de nove meses.

CNN informou anteriormente que a Ucrânia usou mísseis de fabricação russa como parte de seu sistema de defesa aérea. Esses sistemas de armas de geração mais antiga datam do período em que a Rússia e a Ucrânia faziam parte da União Soviética.

Em uma declaração à CNN, um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não negou explicitamente os relatos de que o míssil se originou na Ucrânia, mas enfatizou a responsabilidade da Rússia por iniciar a guerra.

“Há apenas uma lógica a ser seguida”, disse Mykhailo Podolyak, assessor do chefe do gabinete do presidente ucraniano.

“A guerra começou e está sendo travada pela Rússia. A Rússia está atacando massivamente a Ucrânia com mísseis de cruzeiro. A Rússia transformou a parte oriental do continente europeu em um campo de batalha imprevisível. Intenção, meios de execução, riscos, escalada – tudo vem apenas da Rússia”.

“E não pode haver outra explicação para qualquer incidente com mísseis aqui. Então, quando um país agressor lança um ataque de mísseis massivo e deliberado contra um grande país no continente europeu com suas armas obsoletas da era soviética (mísseis da classe Kh), a tragédia, mais cedo ou mais tarde, também ocorre nos territórios de outros estados.”fonte CNN BRASIL

COMENTÁRIOS