PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AJA SAUDE FRIO 2,6ºC EM MEIO A UM EVENTO DE CALOR COM ATÉ 40ºC
08/12/2022 13:20 em tempo

A temperatura atingiu quase 40ºC na Metade Oeste do Rio Grande do Sul ontem e a previsão é que na tarde desta quinta as máximas sejam ainda mais elevadas com marcas ao redor ou acima de 40ºC em alguns municípios, mas cidades de maior altitude do Sul do Brasil começaram o dia com frio. No Rio Grande do Sul, estações indicaram na madrugada desta quinta-feira mínimas de 3,4ºC em São José dos Ausentes, 5,0ºC em Cambará do Sul e 8,0ºC em São Francisco de Paula, todos municípios dos Campos de Cima da Serra com altitudes perto ou acima de 1.000 metros.

Mesmo na Grande Porto Alegre, o final da madrugada desta quinta-feira teve temperatura mínima baixa para esta época do ano. Os termômetros, por exemplo, indicaram 12,7ºC em Gravataí. Em Santa Catarina, a quinta-feira também começou com frio na região do Planalto Sul. Dados de estações da Epagri indicaram mínimas de 2,6ºC em Bom Jardim da Serra, 4,7ºC em Urubici, 5,0ºC em São Joaquim e 6,7ºC em Urupema.

É até possível que algumas áreas isoladas, em baixadas, tenham registrado a formação de geada fraca durante o amanhecer desta quinta. Apesar da temperatura, o solo mais aquecido dificulta o fenômeno. Mas como fez frio se há uma massa de ar quente trazendo calor à tarde de até 40ºC no Sul do Brasil. A explicação está no perfil vertical de umidade da atmosfera. Quanto mais seco, maior é o resfriamento noturno e maior o aquecimento durante o dia, tal como ocorre em regiões de deserto que têm noites frias e tardes escaldantes. Na madrugada de hoje, a atmosfera sobre grande parte do Sul do Brasil estava seca e o tempo muito aberto com vento fraco a calmo sob alta pressão atmosférica, as condições ideais para que se produza resfriamento noturno mais acentuado.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS