PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PREPARE-SE ONDA DE CALOR NA VIRADA DO ANO SERÁ ESCALDANTE COM CALOR ATÉ AO REDOR DE 40ºC
29/12/2022 12:13 em tempo

A MetSul adverte para calor muito intenso no Uruguai e no Rio Grande do Sul nesta virada de ano com máximas acima de 35ºC em grande número de municípios e que devem se acercar ou mesmo bater na casa dos 40ºC em algumas cidades. Uma massa de ar muito quente vai tomar conta dos territórios gaúcho e uruguaio a partir do final desta semana, promovendo a forte elevação da temperatura e proporcionando tardes de temperatura escaldantes em diversas localidades.

Os termômetros já indicaram máximas elevadas ontem no Oeste gaúcho com 33,7ºC na cidade de Quaraí e 33,0ºC em Uruguaiana, mas o aquecimento mais pronunciado se inicia entre hoje e amanhã com a chegada de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina. A massa de ar quente no Norte argentinou já provocou máximas perto de 40ºC na quarta-feira no país vizinho. Estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, registraram máximas de 38,5ºC em Rivadavia e 38,2ºC em Santiago del Estero.

Na tarde desta quinta-feira, as máximas já ficam ao redor ou superam os 35ºC no Oeste do Rio Grande do Sul à medida que ar mais quente avança do Norte argentino, mas o calor mais forte será sentido amanhã na Metade Oeste e na maioria das regiões gaúchas no fim de semana. As projeções dos modelos é que a temperatura fique mais acima do normal no fim de semana da virada do ano sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai com máximas 5ºC a 10ºC acima dos padrões climatológicos desta época do ano, notadamente no Uruguai e no Sul gaúcho.

No Oeste do Rio Grande do Sul, depois das máximas de até 35ºC da tarde desta quinta-feira, as máximas nesta sexta devem chegar a valores entre 36ºC e 38ºC. No sábado, último dia do ano, o pico de calor no Oeste gaúcho com marcas de até 38ºC a 40ºC. No domingo, o calor segue com menor intensidade pelo aumento de nuvens e chance de chuva e temporal da tarde para a noite, mas a temperatura ainda pode bater em 35ºC ou mais. Outras regiões que terão calor excessivo serão o Sul gaúcho e a Campanha. Máximas durante a tarde da sexta de 32ºC a 34ºC, contudo aquece muito mais no final de semana. O sábado pode ter máximas de 34ºC a 37ºC no Sul do estado e na Campanha ao passo que no domingo devem ser esperadas máximas de 37ºC a 39ºC, não se descartando 40ºC em um ponto ou outro. Em Porto Alegre e região metropolitana, o calor intenso vem no fim de semana. As máximas não chegam a ser muito altas hoje e amanhã, mas no sábado a capital pode ter 34ºC a 35ºC e os vales até 36ºC. No domingo, a capital deve ficar ao redor de 35ºC com máximas de 36ºC a 37ºC na Grande Porto Alegre, ocasionalmente superiores nos vales. O Centro gaúcho deve ter o seu pico de calor justamente no domingo com 36ºC a 38ºC.

Mesmo na Serra se espera muito calor. Quem for para Gramado e Canela enfrentará muito altas temperaturas no fim de semana que passarão dos 30ºC. Pontos da Serra Gaúcha podem registrar máximas de 33ºC a 35ºC no domingo, especialmente em fundos de vales. Quem planeja ir para a praia, ou já está na costa, terá sol e calor. No Litoral Norte, as tardes do fim de semana devem ser as mais quentes, mas sem calor excessivo e com vento amenizando o aquecimento entre esta sexta e o sábado. No Litoral Sul, ao contrário, nas praias das lagoas, no Cassino e no Hermenegildo se espera calor muito intenso no que devem ser alguns dos dias mais quentes deste verão.

FONTE MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS