PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALERTA Ciclone deve se formar nesta sexta (03) Fenômeno traz alertas para tempo severo
02/03/2023 17:01 em tempo

Nesta sexta-feira (03/02), a intensificação de um sistema de baixa pressão resultará na formação de um ciclone extratropical no Brasil. Estes ciclones se formam pela interação entre massas de ar frio e quente e úmido, criando uma área de baixa pressão. Isso pode resultar em fortes tempestades na região centro-sul do país, com potencial para tempo severo, incluindo queda de granizo e vendavais. Além disso, o corredor de umidade vindo da região tropical, alimenta as nuvens carregadas no centro-oeste e metade sul do sudeste, também contribuindo para a formação dos temporais. 

Ao mesmo tempo, na região centro-leste do Brasil, uma massa de ar seco deve manter o tempo firme ao longo do período.

Veja a previsão por região:

Norte
No decorrer desta sexta, as instabilidade ficam mais generalizadas sobre a região, inclusive em áreas de Roraima a qual vem experimentando um período mais seco (comum nesta época do ano). Algumas áreas do extremo oeste do Amazonas e metade oeste do Acre, podem ter chuvas mais irregulares, que na média das projeções resultam em volumes de  5 mm. 

 

Nordeste
O grande destaque para esta sexta é a presença da massa de ar seco na região, que ganha mais abrangência em relação ao dia anterior. Assim, em boa parte do estado da Bahia o predomínio ser?a de tempo seco, com exceção da grande região de  Barreiras, onde pode chover até 10 mm. Ao mesmo tempo as instabilidades seguem ativas sobre o Ceará, Piauí e  Maranhão, influenciadas pelo corredor de umidade da ZCIT. 

Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, as instabilidades ganham mais força sobre a região, como consequência da formação de um ciclone no sul do país. Além deste ciclone (região de baixa pressão) existe a chegada de uma grande quantidade de umidade vinda da região tropical, servindo de combustível para a formação das nuvens carregadas. Assim, são esperadas chuvas fortes sobre o sul do Mato Grosso do Sul, com indicativos de até 40 mm nas imediações de Corumbá. As instabilidades também ficam melhor distribuídas sobre o Mato Grosso e na metade oeste de Goiás. Em contraste com o tempo mais seco nas proximidades do Distrito Federal.
 
Sudeste
Dada a proximidade com o centro de baixa pressão ao sul do país, as instabilidades ganham força nesta sexta-feira sobre a metade sul da Região Sudeste. Além disso, a chegada de grandes quantidade de umidade vinda da região norte, são convertidas em nuvens carregadas. Desta forma, as chuvas podem ser pesadas sobre a grande região de Adamantina (SP), com indicativos de volumes acima dos 35 mm. Além do estado na região do Vale do Paraíba, os temporais podem ser acompanhados de queda de granizo, mas de forma muito isolada. Por outro lado, a metade norte de Minas Gerais  e Espírito Santo, terão o predomínio do tempo firme em virtude da atuação de uma massa de ar mais seco.

 

Sul
O início da formação de um ciclone, aumenta as condições de chuvas no sul do país. Essas chuvas podem ocorrer na forma de tempestades severas, acompanhadas de vendavais e até mesmo queda de granizo. E é sobre a faixa leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul onde as chances de registro de algum evento mais significativo são mais altas. Contudo, os maiores registros devem se concentrar no Vale do Itajaí e norte do Paraná, com em Paranavaí (PR) com indicativos de mais de 40 mm. O calor ainda é forte e a sensação térmica será ainda maior, em função da grande quantidade de umidade. fonte https://www.agrolink.com.br/

COMENTÁRIOS