PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FRENTE FRIA E CICLONE MUDAM O TEMPO NO FIM DE SEMANA RS
24/03/2023 21:18 em tempo

A primeira frente fria do outono chega neste sábado associada a um centro de baixa pressão atmosférica. O mês de março até agora tem sido marcado por um regime de precipitação e temperatura típicos de verão no Rio Grande do Sul. Nesse sentindo a temperatura tem sido acima da média e até agora ficou entre 3 a 5°C acima do normal para o mês. Em alguns pontos esse desvio  chegou a 5°C. Ocorre que no fim de semana uma condição típica de outono deverá afetar o Estado; a passagem de uma frente fria associada um centro de baixa pressão atmosférica, ciclone. Ao mesmo tempo em março a chuva tem sido mais frequente e já acumula volumes significativos em alguns pontos. Entretanto a precipitação tem sido de curta duração e muito isolada, com características de verão,  o que não tem muito efeito sobre as áreas afetadas pela estiagem.

Por outro lado isso poderá mudar no fim de semana  com a passagem da frente fria. Nesse interim o sábado começa com predomínio de sol em grande parte das regiões e sob a influência do vento Norte/Noroeste a temperatura tende a subir rápido em todo o território gaúcho. Logo depois as nuvens aumentam  ao longo da manhã na Metade Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. As primeiras pancadas de chuva poderão ocorrer no turno da manhã nos municípios de fronteira com o Uruguai e há risco de temporais. Entre a tarde e a noite o aprofundamento da pressão atmosférica impulsiona o avança da frente fria que cruza gradativamente o Estado espalhando instabilidade. A expectativa é de a chuva ser generalizada e mais longa que os últimos dias. Pulsos de chuva forte poderão ocorrer acompanhados de raios e potencial para queda isolada de granizo.

Do mesmo modo o vento merece um destaque especial neste prognóstico visto que o ciclone irá potencializar a atuação dessa variável durante o sábado. Nesse interim na medida em que a pressão atmosférica cai o vento fica mais constante com rajadas moderadas a fortes. Modelos de maior resolução chegam a indicar rajadas entre 70 e 90 km/h em partes do Estado, com até 100 km/h pontualmente. O vento mais forte tende a ser localizado, com vento mais abrangente e constante de intensidade moderada. Em outras palavras o sábado será ventoso, com risco de vendavais intensos de forma pontual e isolada de curta duração. Portanto adverte-se que há risco de destelhamentos, queda de árvore e postes que podem interferir no fornecimento de energia elétrica.

Nesse meio tempo um sistema de baixa pressão atmosférica configura um ciclone no mar entre a madrugada e o começo da manhã de domingo. Importante destacar que há consenso dos modelos matemáticos quanto a horário e posição do centro de baixa pressão no mar. Expectativa de se formar na madrugada de domingo a sudeste do Rio Grande do Sul. Quando a intensidade, contudo, a grande maioria dos modelos sinaliza para a pressão em seu centro oscilar entre 1003 a 1005 hPa, enquanto que o modelo europeu indica ciclone mais intenso, cuja pressão pode chegar a 998hPa. Parece pouco, mas é um critério técnico importante que pode definir sua intensidade e potencia. Uma vez o ciclone extratropical configurado no mar ele tende a se afastar estimulando a chegada de ar mais seco e frio que já afasta as nuvens do Oeste gaúcho no começo do domingo.

Simultaneamente o mapa acima a saída do modelo ICON indica que a chuva mais expressiva associada a frente fria no sábado deverá ocorrer na Metade Sul. A expectativa é de volumes irregulares que deverão variar de 30 a 80 mm. Na faixa Norte a tendência geral é de chover menos, porém temporais isolados podem gerar acumulados mais altos. O Uruguai parece concentrar os maiores volumes na passagem dessa frente fria com mais de 100 mm em alguns departamentos do Oeste/Noroeste do país. Posteriormente no domingo a instabilidade tende a estar mais presente no turno da manhã e afetar especialmente cidades da Metade Norte e Leste. Em geral, a chuva tende a ter fraca a moderada intensidade, com baixo risco de tempestades. Ao passo que o Oeste e Sul terão rápida melhora nas condições do tempo com sol e variação de nuvens. No Litoral Sul e  Costa Doce o tempo fica instável por conta da circulação de umidade associada ao ciclone no mar. A alternância entre sol e nuvens favorece a formação de arco íris. A temperatura tem um declínio significativa, sobretudo, na Metade Norte com média de 6 a 8°C em relação ao sábado. No Sul e na Campanha o fim de semana todo tende a ser mais ameno com 23 a 25°C por conta da instabilidade. Em toda a faixa litorânea o tempo fica vento o dia inteiro com rajadas ao redor de 60 km/h.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS