Interessados no serviço do Castramóvel podem cadastrar seus animais na próxima segunda-feira, no hall do Centro Administrativo
A Prefeitura de Santa Maria reabriu as inscrições para castração de fêmeas de cães e gatos. Tutores interessados em utilizar o serviço devem preencher o cadastro na próxima segunda-feira (24), das 13h30min às 17h30min, no hall do Centro Administrativo, na Rua Venâncio Aires, 2.277, Centro
É preciso que o tutor leve cópias de folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado; da carteira de identidade; do CPF; e de comprovante de residência.
O máximo permitido é de três fêmeas caninas por família inscrita, e os animais devem ter idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos, e pesar no máximo 35 quilos.
O Castramóvel atua com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Tira dúvidas e mais informações pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543.
Em um ano, o Castramóvel da Prefeitura de Santa Maria fez mais de 1.075 procedimentos de esterilizações de fêmeas caninas e felinas, com estimativa que tenha se evitado o nascimento de mais de 12 mil crias indesejadas entre cães e gatos.
O serviço do Castramóvel está a cargo da empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel.
O trailer é puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A empresa realizará até 86 castrações por mês.
A Superintendência de Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão de adquiridos pelos próprios tutores. Esse e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento (em anexo, abaixo).
A Prefeitura de Santa Maria comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade, de acordo com os endereços dos tutores inscritos.
O procedimento é a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).
CADASTRO
Quando – Nesta segunda-feira, 24 de abril, das 13h30min às 17h30min
Onde – Hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro)
Documentos necessários (cópias) – Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado; Carteira de identidade; CPF; Comprovante de residência.