A 50ª edição da Feira do Livro, que ocorre até 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho, movimenta o Centro da cidade com diversas atrações culturais e venda de livros.
No sábado (29) e no domingo (30), com sol e temperatura amena, santa-marienses foram até o local aproveitar a programação cultural e as ofertas de livros dos 37 feirantes que estão espalhados pela praça.
A área destinada para crianças é um dos locais mais procurados, com atividades lúdicas e intervenções artísticas. Outro ponto alto foi a primeira atividade do Livro Livre, no Theatro Treze de Maio, em que o músico e escritor Duca Leindecker falou sobre música e literatura, na noite de domingo.
Confira abaixo as atividades desta segunda-feira (1º), na Feira do Livro. A Feira do Livro funciona de domingo à sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados, das 10h às 19h30min.
1º FIM DE SEMANA
Com música e teatro ecoando pelos corredores da Feira do Livro, os santa-marienses, de todas as idades, foram blindados com seis apresentações durante o fim de semana. as Intervenções Poéticas, da Cia Armazém, interagiram com os visitantes por diversos momentos, os espetáculos As Aventuras do Fusca a Vela e Baú Brasil Criança, reuniram grande público, tanto na Praça quanto no Theatro Treze de Maio.
A noite de domingo teve plateia cheia no teatro para ver e ouvir Duca Leindecker sobre sua relação com a música, enquanto vocalista da banda Cidadão Quem, e enquanto escritor, já que é autor de três obras (A casa da esquina (1999), A favor do vento (2002), O menino que pintava sonhos (2013).
A FEIRA NO FERIADO
A segunda-feira, feriado pelo Dia do Trabalho, terá muitas atividades. Durante a tarde, às 15h, tem muita palhaçada com a Ilógica Cia., que apresenta, no Treze, o espetáculo Espetáculo Lógica Ltda. Após, a Cia.
Armazém invade a praça com as intervenções poéticas. Às 17h, ocorre o bate-papo, Santa Maria no Multiverso da Leitura, e, às 19h, o espetáculo SANKOFA: não vamos falar de nossas cicatrizes, ambos no Theatro Treze de Maio.
LIVRO LIVRE
Estão agendadas 12 atrações para o Livro Livre na Feira do Livro, entre bate-papo com autores, espetáculos teatrais, musicais e cinema. A primeira atração do Livro Livre será o músico Duca Leindecker, no domingo (30).
Todas as atividades do Livro Livre são às 19h, no Theatro Treze de Maio. A programação completa está neste link. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro sempre um dia antes da atração.
Na hora, a entrada do público será por ordem de chegada, dependendo da disponibilidade de lugares.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1º de maio (segunda-feira):
Espetáculo Lógica Ltda (Ilógica Cia)
Local: Theatro Treze de Maio.
Horário: 15h
Intervenções Poéticas – Cia Armazém
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: 16h.
Santa Maria no multiverso da leitura
Local: Theatro Treze de Maio.
Horário: 17h.
LIVRO LIVRE:
SANKOFA: não vamos falar de nossas cicatrizes
Local: Theatro Treze de Maio.
Horário: 19h.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
PROGRAMAÇÃO DO LIVRO LIVRE
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTOS DE OBRAS
A FEIRA DO LIVRO EM NÚMEROS
– Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo lançando obras literárias
– 210 livros lançados, sendo 33 infantis
– 16 dias de programação cultural
– Mais de 20 espetáculos teatrais e musicais no Theatro e no Coreto
– 15 intervenções culturais na praça
– Quase 200 artistas e escritores convidados envolvidos na programação
– 8 bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre
A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). O evento tem patrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Fonte e foto: Prefeitura de Santa Maria