PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALERTA ATENCAO FRENTE FRIA AVANÇA NAS PRÓXIMAS HORAS COM CHUVA FORTE, RAIOS E VENTANIA
07/05/2023 13:06 em tempo

Uma frente fria trazia chuva na manhã deste domingo para o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul. Na Metade Norte, no Norte e Nordeste gaúcho, devido à condição pré-frontal, houve o ingresso de ar mais quente e como era previsto a diminuição da nebulosidade com a presença do sol e a forte elevação da temperatura com calor e abafamento.

A imagem de satélite do final da manhã deste domingo mostrava o Oeste e o Sul do estado com abundante nebulosidade. Imagens de radar indicavam chuva na maioria das localidades das duas regiões do território gaúcho. Em apenas seis horas, o município de Caçapava do Sul teve mais de 30 mm. A abertura do tempo com sol em vários municípios da Metade Norte do estado, incluindo a área de Porto Alegre e região metropolitana, parece ser um sinal de que o tempo vai firmar, mas não é. Ao contrário, está associada ao ingresso de ar quente e a maior elevação da temperatura acaba por agravar o risco de chuva forte e temporal quando a frente fria avançar para o Norte gaúcho mais tarde neste domingo.

Uma área de baixa pressão não muito profunda atua neste momento na costa da província de Buenos Aires. A frente fria associada ao sistema que se organizou neste domingo sobre o Oeste o Sul do Rio Grande do Sul. Nas próximas horas, a frente se desloca lentamente pelo estado. Isso vai contribuir para altos volumes de chuva em setores do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde apenas neste domingo pode chover perto ou acima de 100 mm em algumas cidades. A MetSul Meteorologia alerta que entre a tarde e a noite de hoje as condições atmosféricas vão se deteriorar muito no estado à medida que ar mais frio passa a impulsionar a frente que vai encontrar ar muito aquecido em sua dianteira. Com isso, o sistema se desloca para o Norte e o Nordeste do estado e ao cruzar pelo estado traz chuva generalizada. A segunda-feira ainda começa com chuva, que pode ser forte em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho, mas no decorrer do dia a frente fria se afasta e o tempo melhora com a presença do sol no Rio Grande do Sul.

Os modelos seguem indicando uma grande intensificação da frente ao se deslocar pelo estado gaúcho na segunda metade deste domingo. A frente começaria a se intensificar pelo Oeste no meio da tarde e ganharia ainda mais força ao avançar pelo estado no final da tarde e na noite de hoje, como se vê na mais recente projeção do modelo Icon.

Na prática, o modelo sugere uma linha frontal bastante ativa com chuva forte a torrencial e altos volumes em curto período, além de raios, possibilidade de granizo isolado e risco de vento forte a muito forte. A instabilidade atingiria o seu máximo de intensidade nas Metade Sul e Leste gaúcha antes de alcançar Porto Alegre na noite deste domingo. Preocupa a possibilidade que este alinhamento de nuvens carregadas com grande contraste térmico entre ar quente na dianteira e frio na retaguarda traga consigo algumas células de tempestade mais fortes capazes de gerar vendavais com rajadas perto ou acima de 100 km/h, logo com potencial de causar danos. Não se afasta a formação de uma frente de rajada com vendavais fortes ao longo da linha frontal. A presença de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera traz ainda um risco muito marginal de atividade tornádica.

A frente deve perder muita atividade ao avançar por Santa Catarina e o Paraná neste começo de semana, assim que não se antecipa chuva generalizada nos dois estados e apenas aumento der nuvens sem chuva em muitas cidades. O Sul catarinense é uma exceção e tem algum risco de chuva mais forte ou temporal no começo da segunda-feira.

fonte MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS