A semana que começa será marcada pelo retorno do sol e a volta do frio. Depois de uma semana inteira seguida de tempo fechado, úmido e chuvoso com valores extremos de precipitação, entre 200 mm e 300 mm em muitas cidades, os gaúchos poderão finalmente desfrutar de dias mais luminosos.
Um centro de alta pressão de 1.020 hPa a 1.022 hPa vai estar sobre o Rio Grande do Sul durante a semana, o que vai garantir a sequência de dias de tempo firme e com abundante presença do sol, embora em alguns momentos possam aparecer nuvens esparsas. No final da semana, a alta estará mais potente com até 1.024 hPa junto ao estado. O começo do dia ainda tem chuva em setores do Norte e do Leste do estado, o que fará desta segunda-feira o oitavo dia seguido com registro de chuva no Rio Grande do Sul. O tempo, entretanto, melhora no território gaúcho e, finalmente, firma no decorrer do dia.
Massa de ar mais seco e frio associada à alta pressão ingressa no estado, afasta a frente fria, a nebulosidade diminui e o sol aparece ao longo desta segunda em todas as regiões. Será uma jornada de temperatura agradável, mas esfria à noite, quando ocorrem as mínimas. A sensação será de frio em algumas cidades na noite desta segunda com marcas de 12ºC a 13ºC em várias cidades. De terça em diante, sob a influência de ar mais seco e com tempo mais aberto, o que favorece um maior resfriamento noturno as noites tendem a ser mais frias. Mínimas ao redor ou abaixo de 10ºC vão predominar na maior parte dos municípios gaúchos da terça até o sábado. As tardes, por sua vez, tendem a ser agradáveis com máximas em torno ou pouco acima de 20ºC. As menores mínimas ocorrem entre quarta e sábado. Na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha, a temperatura pode descer a 6ºC a 8ºC na quarta, 5ºC a 7ºC na quinta, 3ºC a 5ºC na sexta e 5ºC a 7ºC no sábado. Nos Aparados da Serra, mínimas de até 5ºC na terça, 0ºC ou 1ºC na quarta e ao redor de 0ºC ou pouco abaixo de zero na quinta, sexta e sábado.
Com as mínimas previstas, a MetSul antecipa a ocorrência de geada nesta semana, em especial em baixadas de localidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha, como na área de Soledade, na Serra e nos Aparados, assim como de forma isolada no Sul gaúcho, especialmente na fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste.
Em Porto Alegre, a temperatura nesta segunda-feira deve variar entre uma mínima de 16ºC, que ocorre no fim do dia, e uma máxima de 23ºC. A partir de terça, com tempo mais seco e noites de pouca nebulosidade ou céu claro, as madrugadas serão mais frias. A terça deve ter entre 12ºC e 23ºC. A quarta de 11ºC a 22ºC. Na quinta, mínima de 10ºC e máxima de 20ºC. Na sexta, 10ºC ao amanhecer e 21ºC à tarde. No sábado, 9ºC de mínima e 22ºC de máxima. É importante pontuar que em alguns microclimas da capital as mínimas devem ser menores, especialmente em pontos mais ao Sul e o Leste da cidade pelo relevo e a menor densidade urbana. Assim como em pontos da zona Norte pode aquecer um pouco mais que as máximas indicadas pela ilha de calor urbano da região. COMO CONSULTAR OS MAPAS Todos os mapas de geada neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.