PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
VEM AÍ O VERANICO DE MAIO COM TARDES QUENTES PARA ESTA ÉPOCA DO ANO
20/05/2023 14:11 em tempo

Um velho conhecido dos gaúchos vai se apresentar nos próximos dias. Ele não aparece todos os anos, mas em 2023 se fará presente. E em nada vai lembrar o clima comum do final do mês que, na climatologia, costuma ter dias mais frios e já próximos das condições normalmente vistas nos meses de clima de inverno. Vem aí o veranico de maio!

Tema até de poesia de Mário Quintana, o veranico é uma marca da história climática gaúcha e se fará presente neste ano depois de uma longa sequência de dias de temperaturas baixas à noite com sucessivos dias de mínimas negativas no Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil.

Este sábado, ainda sob o domínio de ar muito seco, teve mais uma madrugada com mínima que caiu abaixo de zero no estado gaúcho com 1,7ºC negativo em São José dos Ausentes. Nos próximos dias, entretanto, a tendência é de elevação das mínimas e principalmente das máximas no Rio Grande do Sul. Isso porque uma grande massa de ar quente vai se instalar durante a próxima semana sobre as latitudes médias da América do Sul com temperaturas elevadas para esta época do ano no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e no Centro da Argentina.

Que ninguém espere uma grande onda de calor ou mesmo calor de verão, afinal é quase fim de maio, mas são projetadas para a semana que vem temperaturas máximas muito acima da média desta época do ano no Rio Grande do Sul. Os modelos numéricos indicam máximas na semana que vem de 28ºC a 30ºC na Fronteira Oeste em alguns dias, especialmente entre terça e quarta. No Noroeste gaúcho, marcas de 29ºC a 30ºC também devem ser esperadas no meio da semana. Em Porto Alegre, as máximas na maioria dos dias da semana que vem ficarão entre 26ºC e 29ºC, mas na área metropolitana e nos vales algumas tardes devem ter máximas perto ou mesmo acima dos 30ºC.

O QUE É O VERANICO DE MAIO Não existe uma definição técnica na literatura com critérios objetivos que definam o veranico de maio em todo o Rio Grande do Sul. Critérios para a caracterização de um veranico constam de trabalhos do médico e meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda da primeira metade do século passado.

Machado definiu o veranico como um período de tempo estável e mais quente seguindo-se a um de frio no outono ou no inverno. Utilizando a climatologia da cidade de Porto Alegre, o meteorologista definiu quatro critérios objetivos para a caracterização de um veranico em seus apontamentos sobre o clima gaúcho: 1) máximas superiores a 25ºC, mínimas superiores a 12ºC, duração mínima de 4 dias, céu limpo ou com poucas nuvens sob vento muito fraco ou calmo. Assim, ao contrário do que muita gente e meios de comunicação às vezes se equivocam, um ou dois dias de temperatura mais alta ou quentes em maio ou no inverno não são suficientes para caracterizar um veranico. Uma sequência mais longa de dias com mínimas e máximas mais altas do que o normal se faz necessária de forma a caracterizar o veranico.

CRITÉRIOS DO VERANICO SERÃO PREENCHIDOS Nos últimos dias, Porto Alegre vem tendo máximas acima de 25ºC sob tempo estável, logo preenchendo dois critérios importantes de um veranico, mas um estava ausente: as mínimas. Nesta semana que termina, todos os dias tiveram mínimas abaixo da média histórica na capital gaúcha. Por isso, não se podia falar em veranico.

Na semana que vem, entretanto, todos os critérios de veranico serão preenchidos. Haverá uma sequência de dias com mínimas acima de 12ºC e máximas acima de 25ºC. A previsão da MetSul para a capital indica para a segunda mínima oficial de 16ºC e máxima em torno de 26ºC. Na terça, variação de 15ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quarta, 14ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quinta, mínima de 15ºC a 16ºC e máxima de 28ºC a 29ºC. Na sexta, com frente fria avançando, há uma divergência dos dados, mas há modelos indicando até quase 30ºC na capital. Claro que não é calor de verão, contudo máximas nestes patamares estão muito acima da média desta época do ano. A temperatura máxima média histórica de Porto Alegre, pela série 1991-2020, é de 22,6ºC e considera o mês inteiro. No final de maio, as máximas médias já são inferiores a este valor.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS