A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, através da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, abrirá a 2ª etapa de inscrições de cadastros para as cirurgias de ovariohisterectomia a serem realizadas no Castramóvel. Também será a 1ª etapa de inscrições para orquiectomia de caninos e felinos, que serão realizadas em clínica médica veterinária terceirizada. Os proprietários interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 4 de julho, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro).
Na data, os interessados precisam ter em mãos cópias de:
1) Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado;
2) Carteira de Identidade;
3) CPF;
4) Comprovante de residência
5) Uma foto do animal que irá para castração.
Cada família poderá inscrever no máximo 3 (três) animais.
Vale ressaltar que o Castramóvel atua com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Tira dúvidas e mais informações pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543.
O CASTRAMÓVEL
É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel. O trailer é puxado por um veículo da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A clínica terceirizada aprovada no processo licitatório foi a Clínica Sawas para a realização das castrações de machos.
Nessa etapa serão aceitas inscrições para até 60 fêmeas (caninas e felinas) e 60 machos (caninos e felinos) que serão atendidas nos meses de julho e agosto.
A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos proprietários dos animais. Esses e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento (em anexo, abaixo).
* O animal deve estar com 12 (doze) horas de jejum total (sem comida e sem água);
* Levar roupa cirúrgica de tamanho adequado ou colar elizabetano para o animal;
* Estar no local 10 minutos antes do horário marcado;
* Aguardar a castração ou estar de prontidão para buscá-lo no assim que for avisado;
* As cirurgias duram em torno de 3 a 4 horas;
* Comprometer-se com o pós-operatório comprando a medicação e ministrando-a corretamente;
* Devem ter idade mínima de 06 (seis) meses e máxima de 08 (oito) anos;
* Devem estar em bom estado de saúde e higiene;
* Não podem estar com pulgas e carrapatos;
* Não podem estar no cio;
* Não podem estar amamentando ou com leite nas mamas (fêmeas);
* Não podem ter tumor de mamas;
* Não podem estar com sarna, diarreia, fraca ou debilitada;
* Não podem ser portadores de TVT (fêmeas e machos) ou com tratamento quimioterápico em andamento;
* Estar vermifugado;
* Importante não estar acometido por doenças infectocontagiosa.
A Prefeitura de Santa Maria comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
Os procedimentos serão a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas, e a orquiectomia, que é a retirada das gônadas dos machos. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratadas.
O Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer). A clínica licitada atenderá a castração de machos.
CADASTRO
Quando – terça-feira, 4 de julho, das 14h às 17h
Onde – Hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro)
Documentos necessários (cópias) – Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado; Carteira de identidade; CPF; Comprovante de residência e uma foto separada de cada animal que será castrado.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Foto: Alex Caceres (Prefeitura) Arquivo
Secretaria de Comunicação
FONTE Prefeitura Municipal de Santa Maria