PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
“Eu sou favorável a fechar todo o comércio sábado, às 14h”, diz presidente interina de sindicato de Santa Maria
noticias
Publicado em 24/06/2023

Depois da polêmica decisão em que os donos de supermercados aprovaram novamente o fechamento aos domingos, pelos próximos dois anos, o Sindicato dos Comerciários de Santa Maria explicou os motivos de também defender folga aos trabalhadores nesse dia. E mais: questionados da razão de permitir lojas abertas aos domingos, mas não mercados, os presidentes do Sindicato dos Empregados do Comércio defenderam o seguinte:– Sou favorável a fechar todo o comércio sábado, às 2h da tarde – diz Eliane Ávila, que preside interinamente a entidade, ao defender que trabalhadores de mercados e lojas precisam do descanso para ficar com a família e ter lazer, para ter melhor qualidade de vida e render mais no trabalho.

 
A ideia não tem chance de vingar, pois o Sindilojas é a favor da abertura aos sábados e domingos.Segundo Rogério Reis, que preside o Sindicato dos Comerciários, inúmeros mercados abriram as portas e geraram empregos desde 2007, quando passaram a fechar aos domingos. Cita como exemplos o BIG do Patronato, o Atacadão, o Stock Center e novos mercados do Beltrame, Rede Super e Rede Vivo.

 
– Este ano, o Beltrame vai abrir em Camobi, e a Rede Super, um no Parque Pinheiro. Só aí, são mais de 200 novos empregos. E sem contar no fortalecimento dos minimercados, que houve com o fechamento dos mercados aos domingos. Uns cresceram burlando a convenção. Teve mercado que abriu por um ano ilegalmente, com funcionários, e cada vez que o Ministério do Trabalho foi lá, é uma multa de dois pisos da categoria por funcionário, valor que é revertido ao funcionário, não ao sindicato – diz. 

fonte por DENI ZOLIN

deni.zolin@diariosm.com.br

Comentários