Uma frente fria mudou radicalmente a temperatura no Rio Grande do Sul, assim como previa a MetSul Meteorologia. Nas últimas horas, uma massa de ar frio substituiu a quente que cobria o estado por dias e fez a temperatura despencar. As marcas nos termômetros na tarde de hoje eram até 15ºC mais baixas do que ontem no mesmo horário em algumas cidades.
A imagem de satélite das 15h desta quarta mostrava claramente a frente fria se estendendo do continente ao oceano sobre o Rio Grande do Sul e o Nordeste da Argentina. A frente, de fraca atividade, trazia chuva e garoa com muita nebulosidade e vento Sul que proporcionava a queda da temperatura.
Na cidade de Parobé, onde às 15h da terça-feira fazia 31,2ºC, a temperatura no mesmo horário hoje era de 17,3ºC. Em Campo Bom, 28,5ºC às 15h da terça e 16,6ºC na mesma hora hoje. Em Encruzilhada do Sul, variação de 24,0ºC para 13,9ºC no meio da tarde de um dia para o outro. Em Santiago, temperatura de 24,7ºC às 15h da terça e 13,4ºC às 15h de hoje. Em Porto Alegre, a temperatura era mais baixa na metade da tarde que no meio da madrugada e de manhã. Às 3h da manhã, a temperatura na estação do Jardim Botânico era de 21,0ºC, muito alta para o horário em junho. Às 9h, a estação acusava 19,9ºC. E, às 15h, os termômetros indicavam 15,1ºC.
A mudança de temperatura foi acompanhada da rotação do vento. Até o começo do dia, em Porto Alegre e outras cidades da Metade Norte o vento soprava do quadrante Norte, o que favorecia a alta temperatura.
Com a chegada da frente fria, o vento virou para Sul e esfriou. Em Torres, por exemplo, durante a tarde as rajadas chegaram a 60 km/h no balneário do Litoral Norte gaúcho. Em Porto Alegre, o vento atingiu velocidades entre 30 km/h e 40 km/h. NOITES FRIAS PELA FRENTE O que vai acontecer agora? Centro de alta pressão de 1.028 hPa no Centro da Argentina, associado à massa de ar frio, vai afastar a frente fria para o Norte. O sistema frontal enfraquece e provoca pouca ou nenhuma chuva no Norte gaúcho. Quase não trará precipitação para Santa Catarina e o Paraná.
Ao mesmo tempo, ar mais seco e frio de alta pressão ingressará no Rio Grande do Sul pelo Oeste e o Sul, afastando a instabilidade e permitindo que o sol volte a brilhar em grande parte do estado gaúcho no decorrer da quinta-feira com frio cedo e temperatura amena à tarde. A diminuição da nebulosidade com ingresso do ar mais seco e frio permitirá uma queda maior da temperatura na madrugada desta quinta no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho com mínimas baixas. As madrugadas desta quinta e da sexta-feira, aliás, devem ser frias no Rio Grande do Sul. Conforme o município, a madrugada mais fria será a de quinta ou sexta, mas, no geral, as menores marcas devem ocorrer na sexta. A área de fronteira com o Uruguai pode ter mínimas de 1ºC a 2ºC em alguns pontos, assim como locais dos Aparados da Serra, logo proporcionando a formação de geada. Porto Alegre deve ter 9ºC no Jardim Botânico amanhã e na sexta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade assim como em algumas cidades da área metropolitana pode fazer 6ºC a 8ºC. FORMAÇÃO DE GEADA As madrugadas desta quinta e da sexta-feira têm possibilidade de geada em pontos do estado gaúcho, mas não se antecipa um evento de geada ampla porque a massa de ar frio que agora ingressa no território gaúcho não é de forte intensidade.
Os mapas acima mostram as projeções de probabilidade de geada do modelo canadense para as duas madrugadas em que se observa uma tendência maior de gear em municípios do Sul, da Campanha e da fronteira com o Uruguai. AQUECE NO FIM DE SEMANA No fim de semana, embora as noites sigam frias, a tendência é que ar mais quente ingresse no estado. Com isso, as mínimas e as máximas se elevam no Rio Grande do Sul. O frio cedo da manhã vai dar lugar a tardes de temperatura muito agradável para esta época do ano. Embora a elevação da temperatura prevista para o fim de semana, não se espera a repetição do calorão fora de época do começo desta semana. Os termômetros indicaram 31,2ºC em Parobé no sábado. No domingo, a máxima no estado chegou aos 30,7ºC em Torres. Na segunda, Parobé voltou a ter a temperatura máxima do Rio Grande do Sul com 32,2ºC. E, novamente, ontem com 31,2ºC também em Parobé. MENOS DIAS FRIOS NESTE INVERNO A MetSul Meteorologia reitera mais uma vez sua tendência para este inverno que indica um menor número de dias de frio mais intenso e maior quantidade de dias de temperatura amena ou elevada para esta época do ano que proporcionará um número de jornadas de temperatura alta ou calor acima do que é comum no inverno deste ano, dentre outros fatores, pela influência do El Niño.