Frio de inverno vai marcar o começo do domingo graças a um cenário sinótico clássico de inverno era observado neste sábado na América do Sul com um centro de alta pressão sobre o continente associado ao ar frio e um intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul, a Leste da Argentina.
A imagem de satélite do GOES-16 integrada com o campo de pressão atmosférica do modelo norte-americano GFS mostrava uma alta polar de 1.030 hPa na tarde deste sábado sobre o Centro da Argentina, acompanhando a massa de ar frio. Ao mesmo tempo, um ciclone extratropical intenso de 975 hPa podia ser visto sobre o Atlântico Sul, a Leste da Patagônia e a cerca de dois mil quilômetros ao Sul de Porto Alegre. Este ciclone era o “motor” a impulsionar o ar frio para Norte. Associada ao ciclone, uma frente fria avançava por Santa Catarina e o Paraná.
Esta massa de ar frio, de acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional, trouxe marcas negativas na madrugada deste sábado no Oeste, Centro e Sul da Argentina. Em Ezeiza, na Grande Buenos Aires, a mínima foi 0,0ºC. O interior da província de Buenos Aires registrou mínimas negativas. O centro de alta pressão vai estar sobre o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo com pressão atmosférica projetada entre 1.028 hPa e 1.030 hPa. A influência deste sistema de alta polar será determinante para um começo de domingo muito frio no estado com marcas ao redor ou abaixo de 5ºC na maioria dos municípios ao amanhecer. A fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e a Campanha devem ter mínimas ao redor de 0ºC a 2ºC, mas com possibilidade de marcas negativas em alguns pontos, como em baixadas das elevações locais em Pedras Altas e Pinheiro Machado.
Porto Alegre deve ter mínimas de 8ºC a 10ºC no bairros centrais, mas em pontos das zonas Sul e Leste de menor densidade urbana a temperatura pode cair a valores de 5ºC a 7ºC. A Grande Porto Alegre terá 6ºC a 9ºC de mínimas na maioria das localidades e isoladamente inferiores. Os Campos de Cima da Serra, região mais alta do Rio Grande do Sul e tradicionalmente a mais fria, também devem ter marcas perto de 0ºC e talvez abaixo de zero em alguns pontos. A Serra Gaúcha vai ter mínimas de 2ºC a 4ºC na maioria das localidades. GEADA EM VÁRIAS REGIÕES GAÚCHAS A temperatura muito baixa na madrugada e amanhecer deste domingo vai favorecer geada em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A geada em alguns pontos pode ser até moderada ou ocasionalmente forte. O ingresso esperado de nuvens altas não deve impedir a formação do fenômeno nos munícipios mais frios.
O mapa acima mostra a projeção de probabilidade de geada no Sul do Brasil no amanhecer deste domingo pela estimativa do modelo meteorológico canadense (acesso o modelo aqui). Observa-se a tendência de gear na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. FRIO MESMO À TARDE EM ALGUMAS CIDADES O sol predomina no Rio Grande do Sul neste domingo, mas são esperadas nuvens altas do tipo Cirrus. Mesmo com sol, o domingo terá temperatura baixa durante a tarde. Muitas cidades devem ter máximas apenas ao redor de 15ºC ou pouco acima, ou seja, cerca de 5ºC abaixo do que é normal para esta época do ano à tarde. No Sul e na Campanha, máximas em várias cidades de apenas 12º a 13ºC. Na Serra e Aparados, as máximas tendem a ficar entre 13ºC e 15ºC. Porto Alegre deve anotar máxima de apenas 16ºC, o que é baixa para um dia de sol, e cidades da área metropolitana podem atingir 17ºC.
FRIO EM SANTA CATARINA, PARANÁ E SÃO PAULO O ar frio cobre Santa Catarina de Oeste a Leste do estado. Muitas cidades catarinenses vão amanhecer neste domingo com mínimas abaixo de 10ºC. Vai geaer no Planalto Sul Catarinense e pode gear em alguns municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina. No Paraná, a influência do ar frio será maior no Sudoeste, Sul e Leste do estado. O Norte segue quente. Em Curitiba, com nuvens e chance de precipitação leve, máximas de apenas 11ºC a 12ºC. Na cidade de São Paulo, que da mesma forma terá abundante nebulosidade, máximas de apenas 17ºC.
SOBRE O AUTOR MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.