PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLONE SE FORMA NA COSTA COM VENTO FORTE E DEVE PIORAR CHEIA DO GUAÍBA
26/09/2023 19:53 em tempo

Ciclone extratropical se forma na costa gaúcha e catarinense nesta quarta. Vento Sul forte deve represar o Guaíba já muito alto.

Um centro de baixa pressão foi responsável por intensificar hoje a instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva excessiva em parte do estado e temporais com muitos raios e queda de granizo. Esta área de baixa pressão agora dará origem a um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil nesta quarta-feira. A chuva pela baixa pressão, que trouxe alagamentos e inundações, somava em 24h até o fim da tarde 111 mm em Morrinhos do Sul, 92 mm em Maquiné, 81 mm em Três Coroas e Gravataí, 69 mm em Sapucaia do Sul, 65 mm em Igrejinha, 64 mm em Canoas e 62 mm em Porto Alegre. Com a chuva de hoje, este setembro passou a ser o mês com maior volume de chuva em Porto Alegre desde o começo das medições em 1910 com 413,8 mm até 9h de hoje na estação do Jardim Botânico, superando maio de 1941 (405,5 mm), junho de 1944 (403,6 mm) e abril de 1941 (386,6 mm). A chuva, por vezes torrencial, veio acompanhada de muitos raios e queda de granizo em diversas cidades, especialmente do Centro do estado e da Grande Porto Alegre. As pedras de granizo tiveram maior diâmetro em algumas cidades e com danos em centenas de moradias, casos de Canoas, Gravataí e Faxinal do Soturno.

Ar muito quente, associado a enorme massa de ar quente sobre o Brasil que elevou a temperatura nesta terça a 43,5ºC em Minas Gerais, garantiu a energia para a formação de enormes nuvens de tempestade entre o Centro e o Nordeste do estado. Registrava-se um brutal contraste térmico dentro do Rio Grande do Sul com marcas à tarde que variavam entre 11ºC no Sul gaúcho e até 37ºC no Noroeste do estado. O aprofundamento da baixa pressão e o contraste térmico tiveram como efeito ainda vento muito forte a intenso do quadrante Leste que soprou com rajadas de até 70 km/h em Porto Alegre durante a manhã e o começo da tarde desta terça. Mesmo vento forte que fez com que as águas da Lagoa dos Patos, com seu nível muito alto, “empilhassem” na margem Oeste com alagamentos e inundações costeiros pelas ondas que atingiam cidades como Tapes, Barra do Ribeiro e Arambaré. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Barra do Ribeiro.

Nesta quarta, a baixa pressão dará origem a um ciclone sobre o Atlântico nas costas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina. O ciclone vai trazer vento forte no decorrer do dia do quadrante Sul para o Sul e o Leste gaúcho com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h na costa, na Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre.

No Litoral Norte gaúcho, ante a maior proximidade do centro do sistema, o vento pode ser mais intenso em alguns pontos. Na borda da Serra dos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense também deve ventar muito forte. Rajadas mais fortes que na costa gaúcha devem ser esperadas no Litoral Sul catarinense, com 70 km/h a 90 km/h em média e em alguns pontos superiores, porém deve ventar até no Litoral Norte do estado e na costa do Paraná. Em Porto Alegre, o vento Sul que soprará por vezes forte no decorrer do dia vai elevar o Guaíba por efeito de represamento e não se afasta que a elevação seja acentuada. Com o nível já muito alto, e que atingia 2,78 metros hoje no final da tarde, a terceira maior cota desde 1941 e que superava o pico da cheia visto na segunda, cresce muito o risco de agravamento das enchentes em Porto Alegre nas ilhas e com alagamentos em pontos da parte não insular da cidade.

A frente fria associada ao sistema avança com chuva avança com chuva e temporais por Santa Catarina e o Paraná até chegar em São Paulo. A circulação de umidade do ciclone traz chuva nesta quarta ainda em pontos da Metade Leste gaúcha, como em Porto Alegre, mas que em muitas cidades se alterna com sol. Na Serra e Litoral Norte, tempo mais fechado e chuva forte em alguns locais ainda. Na maior parte do estado, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens no decorrer desta quarta-feira com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica. Tempo estará mais aberto da tarde para a noite e no final do dia praticamente todo o estado estará com tempo firme.

FONTE SOBRE O AUTOR MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.

COMENTÁRIOS