PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FORMAÇÃO CICLÔNICA PECULIAR E SEM RISCO NA COSTA NESTA SEGUNDA-FEIRA
01/10/2023 22:01 em tempo

Um ciclone vai chamar a atenção nas imagens de satélite na costa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, antecipa a MetSul Meteorologia. As imagens devem mostrar uma espiral de nuvens clássica de uma formação ciclônica sobre o Atlântico logo a Leste da costa gaúcha no decorrer do dia.

A imagem de satélite (acima) já mostrava este centro de baixa pressão neste domingo à tarde sobre o Atlântico, a Leste de Santa Catarina e do Paraná, contribuindo para chuva na Região Sudeste, onde a cidade de São Paulo apenas neste domingo registrou a metade da chuva média histórica de outubro inteiro.

Os modelos numéricos indicam este centro de baixa pressão se deslocando para o Sul nesta segunda-feira, permanecendo o tempo todo sobre o mar, posicionando-se na altura da costa do Rio Grande do Sul. O que chama a atenção nas projeções do modelo europeu é que este sistema se aprofunda como um ciclone de pequena dimensão no campo de vento e pressão baixa, brevemente deslocando-se do mar para o continente, o que não é o comum, mas seguindo o tempo inteiro sobre o mar.

Na sequência, o sistema volta a ter uma trajetória para Norte e enfraquece bastante rápido, praticamente se dissipando. Veja nas projeções do modelo numérico europeu o deslocamento desta área de baixa pressão na segunda-feira e nas primeiras horas da terça.

Mas não há nada para se preocupar. Este sistema vai permanecer sobre o mar. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, entretanto são esperadas nuvens esparsas nas Metades Sul e Leste do estado. A formação ciclônica na costa, que vai chamar a atenção nas imagens de satélite sobre o Atlântico logo a Leste da costa gaúcha, não deve trazer maior repercussão maior no continente, exceto tempo pouco mais ventoso na orla – mais no Litoral Norte – e formação de nuvens no Leste gaúcho.

SOBRE O AUTOR MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.

fonte metsul

COMENTÁRIOS