Nem as pancadas de chuva impediram os fiéis de caminhar pelas ruas da cidade na companhia da imagem “Mãe Peregrina”, pedindo paz, saúde e proteção e agradecendo pelas graças alcançadas
Com o apoio da Prefeitura, foi realizada na manhã deste domingo (12), a procissão de uma das maiores festas religiosas do Estado: a 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A tradicional procissão é uma caminhada de muita fé, esperança e devoção, que começou às 8h30min na Catedral Metropolitana e conduziu a imagem “Mãe Peregrina” rumo à Basílica da Medianeira. Nem as pancadas de chuva impediram os mais de 150 mil fiéis de caminhar pelas ruas da cidade pedindo paz, saúde e proteção e agradecendo pelas graças alcançadas. A chegada na Basílica ocorreu por volta das 9h40min, momento em que iniciou a missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.
“Quando veio a chuva hoje, na Romaria, eu acho que Nossa Senhora nos quis fazer solidários com aqueles que perderam tudo. Nós viemos nos molhando, lembrando que somos todos irmãos. Então nós, nesta hora, rezamos por todos, especialmente aqui no Vale do Taquari, que perderam tantas situações de vida”, pontuou Dom Leomar na Santa Missa, antes de pedir um minuto de silêncio em respeito às vítimas das enchentes no Estado e da seca no norte do país.
Sob o tema “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”, a Romaria foi uma oportunidade de renovar a consagração à Nossa Senhora, que intercede pelos fiéis ao seu Filho Jesus, bem como participar de momentos de oração, reflexão, cultura e convivência fraterna.
Com uma programação repleta de novidades, é a primeira vez que o evento é realizado durante três dias. Cerca de 5 mil pessoas foram prestigiar a programação inaugural na sexta-feira (10), que foi aberta com a Santa Missa e encerrada com show do grupo Família Lima. No sábado (11), 5,3 mil devotos acompanharam a programação, que incluiu a 1ª Rústica da Medianeira, a inauguração de uma nova fonte, shows e a procissão luminosa, além das missas e bênçãos.
Conforme a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, foram vendidos 131 lotes para bancas, que estão dispostas desde as 7h deste domingo (12) na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, ocorre até às 17h.
O encerramento da quermesse – termo que denomina a feira paroquial – ocorre às 17h30min. Às 18h inicia a Santa Missa na Basílica, presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. Já as 19h30min inicia a tradicional Bênção da Cidade e o encerramento da 80ª Romaria da Medianeira. Confira abaixo a programação completa deste domingo.
80ª ROMARIA ESTADUAL DA MEDIANEIRA
• Tema: “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”
• Quando: 10 a 12 de novembro
• Onde: Basílica da Medianeira, Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631.
• Programação completa
• Mapa do Parque da Medianeira
12 de novembro
14h – Shows:
Praça da Fé: CPF Piá do Sul | Praça da Paz: CTG Sentinela da Querência
14 – Adoração Santíssimo Sacramento na Cripta
15h – Santa Missa com Bênção da Saúde no Altar Monumento, presidida por Dom Bertilo Morsch, Bispo Auxiliar de Porto Alegre
16h – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento no parque
16h15 – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta
16h30 – Santa Missa na Cripta, presidida por Dom José Mário Angonese, Bispo de Uruguaiana
17h30 – Encerramento da quermesse
18h – Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria
19h30 – Bênção da cidade e encerramento da 80ª Romaria da Medianeira
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (PMSM), Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
fonte Prefeitura Municipal de Santa Maria