PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CONFIRA A ROTA DO CICLONE QUE VAI SE FORMAR NO DIA DO NATAL
24/12/2023 19:14 em tempo

O mapa acima mostra a rota do ciclone que surgirá neste dia de Natal. O ciclone vai se formar a partir de uma área de baixa pressão que avança entre a madrugada e manhã desta segunda-feira para o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir do Nordeste da Argentina, gerando chuva e tempestades isoladas.

À tarde, a baixa pressão se aprofundará rapidamente na costa gaúcha e seguirá se intensificando à noite ainda a Leste do estado e do Uruguai, movendo-se para Leste. Com isso, o tempo já deve apresentar melhoria em várias cidades gaúchas durante a tarde deste dia de Natal. Na terça-feira, a rota do ciclone indica que o sistema se organiza mais e ganha força, entretanto estará se distanciando do continente e terminará o dia muito longe da costa do Sul do Brasil, atuando em mar aberto no Atlântico Sul, sem oferecer riscos para a área continental. Na quarta, o ciclone vai estar posicionado ainda mais longe do continente.

Haverá dois momentos de vento durante a atuação deste ciclone. No primeiro, quando da sua formação, podem ocorrer alguns vendavais na passagem de fortes áreas de instabilidade. São rajadas fortes de curta duração e típicas de temporais. No segundo, com o ciclone maduro na costa, o vento ocorre com rajadas que se intercalam com vento fraco a moderado por horas. Podem ocorrer ainda eventos localizados de chuva muito intensa em curto período com acumulados muito altos, capazes de gerar alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades. No geral, porém, os volumes de precipitação não tendem a ser muito altos porque a instabilidade será de passagem rápida.

fonte MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS