PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
São esperados acumulados da ordem de 60 milímetros de chuva, em cada um dos 3 pontos monitorados (RSC-287 - Base Aérea, BR-287 - ULBRA e BR-392 – IMEXSUL),
noticias
Publicado em 17/01/2024
Rádio Web Região Oeste de Santa Maria rs Leandro Marques trazendo informação São esperados acumulados da ordem de 60 milímetros de chuva, em cada um dos 3 pontos monitorados (RSC-287 - Base Aérea, BR-287 - ULBRA e BR-392 – IMEXSUL), entre esta quarta-feira (17) e a madrugada de quinta-feira (18). Alerta vermelho para tempestade e para rajadas de vento , principalmente no período da tarde e noite desta quarta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as maiores rajadas de vento registradas nas últimas 32 horas em Santa Maria foram de 84 km/h. Já de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os maiores acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas foram de 60,8 milímetros.
FORÇA-TAREFA
Agentes da Prefeitura e de órgãos de segurança do Município estão desde a noite desta terça-feira (16) fazendo uma varredura pela cidade para contabilizar os estragos deixados pelo temporal que atingiu Santa Maria. Na manhã desta quarta-feira (17), há uma força-tarefa trabalhando para auxiliar a população e averiguar as principais necessidades.
Equipes atuam no corte de árvores caídas e na retirada de galhos nas vias com maior fluxo de veículos, como as avenidas Medianeira e Presidente Vargas. Também há a distribuição de lonas e telhas (confira abaixo).
SEMÁFOROS E TRÂNSITO
A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), pede que os motoristas redobrem os cuidados no trânsito. Há falta de luz em vários pontos de Santa Maria e, assim que possível, os semáforos que estão inoperantes serão restabelecidos. Atenção nos seguintes cruzamentos :
- Avenida Medianeira com a Rua Heitor Campos
- Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas
- Avenida Medianeira com Rua General Neto
- Avenida Presidente Vargas com a Avenida ngelo Bolson
- Avenida Liberdade com a Rua Venâncio Aires
- Vários equipamentos desligados ao longo da Rua Venâncio Aires
- Avenida Maestro Barbosa Ribas com a Avenida Walter Jobim
Há bloqueio total na Avenida Medianeira com a Visconde de Pelotas, no sentido Bairro-Centro, para retirada de árvores caídas na avenida.
Os estragos causados pelo temporal ainda estão sendo contabilizados e as equipes seguem de prontidão para atender possíveis ocorrências.
SAÚDE
Segue a relação de unidades de saúde onde na manhã desta quarta-feira (17) não haverá atendimento ao público em função da falta de energia elétrica:
• Itararé
• Pinheiro Machado
• Floriano Rocha
• Lídia
• Urlândia
• Roberto Binato
• Kennedy
Além desses, a Farmácia Municipal (Rua André Marques) está com atendimento suspenso neste momento também pela falta de luz. No período da tarde, a situação será novamente verificada.
No PA do Patronato, equipes seguem realizando atendimentos com gerador. Porém, alguns serviços internos estão suspensos, como raio-x. Por isso, a indicação é que a população procure a UPA ou PA da Tancredo Neves.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Até o momento, dois serviços públicos não terão atendimento ao público nesta quarta-feira (17). São eles: sede da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (prédio Office Tower, na Rua André Marques), com sistema também inoperante para entrada de registros, e Procon (Avenida Rio Branco). Os locais estão sem energia elétrica em função do temporal. No período da tarde, a situação será novamente verificada.
Os ginásios esportivos públicos Centro Desportivo Municipal (CDM), Ginásio Oreco, Clube 21 de Abril e Ginásio São Marcos estão com atividades suspensas nesta quarta-feira (17) em função de estragos nas coberturas. O acesso ao Aeroporto Municipal foi interrompido em função de queda de árvores, mas equipes já liberaram o acesso.
AJUDA
Solicitação de lonas e telhas:
Ciosp
153
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)
(55) 3174-1552
Defesa Civil
(55) 3174-1552 (ramal 2)
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
Bombeiros: 193
Texto: Diniana Rubin
Foto: Diego Fachini
Informações: Rádio Imembuí
Comentários