PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
COMEÇA O PROCESSO DE ENFRAQUECIMENTO DO FENÔMENO EL NIÑO
30/01/2024 14:54 em tempo
COMEÇA O PROCESSO DE ENFRAQUECIMENTO DO FENÔMENO EL NIÑO
É altamente provável que o pico do evento de El Niño de 2023-2024 já tenha sido alcançado. Pacífico pode passar à neutralidade no outono.
Por: Metsul Meteorologia
O processo de enfraquecimento do fenômeno El Niño de 2023-2024 começou. Análise dos dados semanais de anomalia de temperatura da superfície do mar combinados com projeções de modelos numéricos indica com alto grau de probabilidade que o pico do evento do fenômeno já foi alcançado e que a partir de agora a tendência é de gradual decaimento.
O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,7ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste.
Esta região é a usada oficialmente na Meteorologia como referência para definir se há El Niño e ainda avaliar qual a sua intensidade. O valor positivo de 1,7ºC está ainda na faixa de El Niño forte (+1,5ºC a +1,9ºC). A denominada região Niño 3.4 esteve brevemente com anomalias em patamar de Super El Niño por duas semanas seguidas com registros de +2,1ºC na semana de 22 de novembro de 2023 e +2,0ºC na semana de 29 de novembro. Então, caiu abaixo de +2,0ºC com registro de +1,9ºC na semana de 6 de dezembro de 2023.
Na semana de 13 de dezembro, retornou ao patamar de Super El Niño com +2,0ºC. O valor se manteve nos boletins semanais de 20 e 27 de dezembro de 2023. Neste mês, agora, os boletins semanais da NOAA indicaram anomalias de +1,9ºC nas semanas de 3 e 10 de janeiro e anomalias de +1,7ºC nas semanas de 17 e 24 de janeiro. Ou seja, o valor atual da região Niño 3.4 está 0,4ºC abaixo do pico alcançado no mês de novembro. Por outro lado, a região Niño 1+2, está com anomalia de +0,7ºC.
O El Niño costeiro junto aos litorais do Peru e Equador teve início no mês de fevereiro e atingiu o seu máximo de intensidade durante o inverno.
A maior anomalia de El Niño costeiro na região Niño 1+2 neste ano se deu na semana de 19 de julho com 3,5º C. O fato de o El Niño ter atingido o seu período de pico no final do ano e no começo de 2024 não significa que o máximo dos seus efeitos ocorra nesta época do ano. No caso do Sul do Brasil, por exemplo, os seus efeitos são maiores na chuva com excessos na primavera, exatamente como ocorreu.
Tendência é de maior enfraquecimento
A previsão da MetSul Meteorologia indica que a tendência para o Pacífico Equatorial é de enfraquecimento adicional do fenômeno El Niño ao longo das próximas semanas, mas o fenômeno deve seguir presente no Pacífico Centro-Leste ainda durante todo o restante do verão ou em quase todo o período.
O último boletim mensal de probabilidades do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), dos Estados Unidos, indica que o El Niño deve seguir atuando por mais algumas semanas com uma transição para neutralidade (ausência de El Niño e La Niña) durante o nosso outono.
Conforme as probabilidades estimadas pelo CPC/NWS/NOAA, neste trimestre de janeiro a março a probabilidade é de 100% de El Niño. No trimestre de fevereiro a abril, o órgão da NOAA indica 94% de probabilidade de El Niño, 6% de neutralidade e 0% de La Niña.
Para o trimestre de março a maio, o do outono meteorológico, 53% de El Niño, 47% de neutralidade e 0% de La Niña. Para o trimestre abril a junho, 20% de probabilidade de El Niño, 73% de neutralidade e 7% de La Niña. No trimestre de maio a julho, segundo as estimativas oficiais do centro de clima dos Estados Unidos, as probabilidades seriam de 10% de El Niño, 63% de neutralidade e 27% de La Niña. No trimestre do nosso inverno meteorológico, de junho a agosto, 7% de El Niño, 46% de neutralidade e 47% de La Niña.
No trimestre de julho a setembro, a estimativa norte-americana é de 6% de El Niño, 36% de neutralidade e 58% de La Niña. Por sua vez, no trimestre de agosto a outubro, que marca a transição do final do inverno para o começo da primavera no Hemisfério Sul, a NOAA projeta probabilidade de 6% de El Niño, 30% de neutralidade e 64% de La Niña, ou seja, ou o Pacífico já estará sob La Niña ou numa neutralidade com anomalias negativas.
Embora um evento de La Niña canônico, que se mede no Pacífico Central, não se preveja antes do final do outono ou do inverno, um La Niña costeiro nas costas do Peru e do Equador pode se instalar antes, com resfriamento das águas junto à costa da América do Sul na faixa equatorial, ainda no outono. Um possível resfriamento acentuado do Pacífico na chamada região Niño 1+2, junto aos litorais peruano e equatoriano, pode determinar gradual redução da precipitação e ainda favorecer episódios de frio mais cedo no calendário, alguns de maior intensidade durante o outono.
Fonte Metsu
COMENTÁRIOS