A onda de calor está com os dias contados! Na próxima semana uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e proporcionar a mudança do tempo, com chuvas intensas e tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.Uma onda de calor vem atingindo a Região Sul do Brasil desde a primeira semana de fevereiro. A massa de ar quente, que atingiu anteriormente a Argentina e avançou para o centro-sul do Brasil atingindo também os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, perde intensidade nos próximos dias.A condição de calor intenso está prestes a mudar através do avanço de uma frente fria na próxima semana, que traz o risco de chuvas intensas e de tempestades, com risco de tempo severo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Além disso, uma massa de ar frio consegue atuar em parte do Sul do Brasil e trazer o alívio tão esperado.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo, com mapas e interpretações dos eventos.
Segunda-feira: a frente fria começa a se formar e o calor aumenta
Na manhã da segunda-feira (12), a frente fria começa a se formar entre o Uruguai e a Argentina. Por volta do fim do período e o início da tarde, instabilidades já atingem a Região da Campanha, Sul, o extremo oeste e o leste do Rio Grande do Sul, com potencial de pancadas isoladas de até forte intensidade na maior parte e alerta de para o risco de tempo severo no extremo sul do estado.No decorrer da tarde, não há grandes mudanças na distribuição das chuvas, uma vez que a frente fria continua se formando e se mantém sobre o Uruguai e a Argentina. No entanto, há a possibilidade de chuvas de até forte intensidade no sul, regiões de fronteira com o Uruguai e no leste do Rio Grande do Sul, o que inclui a região de Porto Alegre e Serra, que podem registrar pancadas isoladas.
No período da noite a frente fria está formada e começa a avançar, mas ainda atuando nas regiões de fronteira da Campanha, do Sul e do Oeste do estado.Como o sistema de chuva não consegue avançar ao longo do dia, os ventos de norte continuam alimentando o ar quente sobre a Região Sul. Assim, será mais um de muito calor no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com maior sensação de abafamento para o território gaúcho, ainda mais nas áreas com previsão de chuva.
Terça-feira: frente fria avança e muda o tempo em boa parte da Região Sul
Na madrugada e manhã da terça-feira (13), a frente fria não consegue avançar muito pouco, mantendo a sua atuação sobre a o Sul, Campanha e Oeste do Rio Grande do Sul, com risco de chuvas de até forte intensidade e de tempestades pontuais. Assim, a sensação de calor continua em praticamente toda a Região Sul, com uma condição mais amena somente no extremo sul gaúcho.
A mudança de tempo pode ser intensa para algumas áreas da Região Sul nesta semana, principalmente para as localidades leste do centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, onde recebem os maiores acumulados.
Além disso, há o alerta de ventos intensos na porção central do Rio Grande do Sul devido a proximidade do sistema frontal. Rajadas de 70 a 100 km/h podem ser registradas e provocam transtornos.
No início da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul, atingindo também o oeste e sul de Santa Catarina. No entanto, as chuvas ainda acontecem de forma muito isolada, não descartando pancadas de forte intensidade e tempestades pontuais.A partir do meio da tarde, alerta de chuvas intensas e tempestades sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, sobre o estado de Santa Catarina, o centro-sul e sudoeste do Paraná. Mais para o fim do dia, há potencial de tempo severo sobre o norte catarinense e leste do Paraná.
Com o avanço da frente fria, antes das chuvas, a sensação de calor é muito grande excedendo em até 10°C a temperatura do momento prevista, condição esta mais provável para o estado de Santa Catarina e Paraná.Já na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, o ar frio já proporciona o alívio tão esperado, que espalha pelo território gaúcho, oeste, sul e toda a faixa leste de Santa Catarina no período da noite.
Quarta-feira: o risco de tempo severo aumenta na Região Sul
Na quarta-feira (14), a frente fria avança de forma costeira, e a massa de ar frio, além de ajudar a baixar as temperaturas, contribui para o transporte de umidade para o leste da Região Sul. Assim, o risco de chuvas intensas e de tempestades aumenta.
No período da manhã, muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, o centro-leste de Santa Catarina e o leste do Paraná. Há alertas ainda pancadas de até forte intensidade no Oeste, região Central, região de Porto Alegre, litoral norte e Serra do Rio Grande do Sul, e há risco de chuvas intensas no sul e faixa litorânea até a região de Florianópolis em Santa Catarina.A partir da tarde, há alerta de chuvas e tempestades para o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, para todo o estado de Santa Catarina, para o norte, centro e leste do Paraná. Potencial de tempo severo é maior para o centro-leste catarinense e leste paranaense. Essa condição se mantém até o início da noite, mas chuvas de até forte intensidade ainda podem ocorrer no norte e leste do Paraná.A quarta-feira (14), já é um dia com temperaturas muito mais amenas em boa parte da Região Sul, com calor ainda sendo registrado no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no norte, noroeste e oeste do Paraná. FONTE https://www.tempo.com/