PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ENCHENTE NO OESTE E CHUVA DE QUASE 300 MM NO LITORAL NORTE GAÚCHO
14/04/2024 19:22 em noticias

O Oeste do Rio Grande do Sul começa a sofrer com enchente na região de Quaraí enquanto a chuva soma perto de 300 mm em pontos do Litoral Norte gaúcho junto à Serra na região de Torres, efeito de dias seguidos de chuva no estado e com acumulados localmente excessivos a extremo.

Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, no Oeste gaúcho, a ponte que dá acesso à Vila Gaudêncio Conceição amanheceu coberta de água neste domingo após a chuva intensa dos últimos dias e que provocou uma forte elevação do nível do Rio Quaraí, que divide as cidades de Quaraí (Brasil) e Artigas (Uruguai). O nível do Rio Quaraí estava no final da manhã deste domingo em 8,70 metros e subia rapidamente na régua de medição do lado uruguaio. As autoridades uruguaias estimam que o Rio Quaraí pode passar de 10,20 metros e superar a cota de alerta com previsão de mais chuva forte. De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva nos últimos cinco dias no Rio Grande do Sul, desde que teve início o período de instabilidade até o meio-dia deste domingo, foram de 161 mm em Tupanciretã, 124 mm em Ibirubá, 121 mm em Dom Pedrito e 120 mm em Santiago.

As estações indicaram ainda no mesmo período acumulados de 90 mm em Cruz Alta, 89 mm em Livramento e Serafina Corrêa, 88 mm em Uruguaiana, 79 mm em Soledade, 71 mm em São José dos Ausentes, 69 mm em Camaquã, 68 mm em Quaraí, 67 mm em São Gabriel, 64 mm em Torres, 56 mm em Bagé, 55 mm em Vacaria e 54 mm em Santa Maria. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a chuva nas últimas 96 horas no ponto de medição do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) em Morrinhos do Sul anotou 268 mm. O dado confirma o alerta de que a chuva poderia ser extrema em áreas junto aos morros da Serra do Mar perto de Torres por precipitação orográfica enquanto nas praias não choveria tanto. No lado catarinense, a chuva passou de 300 mm na encosta da Serra. CHUVA PODE TRAZER MAIS PROBLEMAS E AGRAVAR ENCHENTE A MetSul Meteorologia alerta que os problemas por excesso de chuva tendem a se agravar no Rio Grande do Sul com previsão de mais precipitação, e volumosa em diversas áreas, até a terça-feira com a formação de um ciclone e a posterior passagem de uma frente fria pelo estado.

Nesta segunda-feira, a chuva atinge outra vez grande parte do estado. A instabilidade será maior na Metade Oeste e em locais da Metade Norte pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão. Podem ocorrer alguns temporais isolados. Esta frente se desloca pelo Rio Grande do Sul durante a terça-feira com provável chuva localmente forte e a possibilidade de alguns temporais. EL NIÑO FAVORECE EPISÓDIOS DE CHUVA EXCESSIVA NO OUTONO O fenômeno El Niño segue presente no Oceano Pacífico Equatorial. De acordo com o último boletim semanal da NOAA, a agência de tempo e clima do governos dos Estados Unidos, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Centro-Leste era de 1,2ºC, ou seja, em território de El Niño moderado. A chuva excessiva, assim, não surpreende. A MetSul alertou que o El Niño ainda poderia provocar chuva volumosa a extrema neste outono. A história, aliás, mostra que muitas vezes choveu muito entre o Uruguai, o Centro da Argentina e o Rio Grande do Sul no outono do ano seguinte ao começo do evento de El Niño.

FONTE MetSul.Com

COMENTÁRIOS