PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLONE SE FORMA NA ARGENTINA E REFORÇA INSTABILIDADE COM CHUVA FORTE
15/04/2024 20:58 em tempo

Um ciclone extratropical está em formação na Argentina, na altura da província de Buenos Aires, e reforça a instabilidade no Sul do Brasil. O centro de baixa pressão vai se deslocar mais para o Sul nas próximas horas e se converter em um ciclone extratropical maduro nesta terça-feira na costa da província de Buenos Aires.

A imagem do satélite meteorológico GOES0-16 do começo da noite desta segunda-feira mostrava um corredor de ar úmido e instável com nuvens carregadas se estendendo de Norte para Sul devido à formação do ciclone. Estas nuvens podem provocar chuva com forte intensidade em alguns pontos. Reiteramos que este ciclone não oferece risco ao Sul do Brasil porque vai se formar a uma grande distância do território nacional. O fenômeno relevante será a frente fria associada ao ciclone que vai avançar pelo Sul do país entre esta terça e quarta com chuva e talvez alguns temporais isolados.

A frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul nesta terça com chuva generalizada e que, em alguns pontos, pode ser forte a intensa e acompanhada de raios e ocasionais temporais localizados com rajadas de vento. A instabilidade afeta ainda Santa Catarina e o Paraná, com maior força no Oeste dos dois estados. A principal consequência desta frente é chuva. Em diferentes pontos, há risco de a chuva ser moderada a forte com elevados volumes localizados em curto período, o que pode provocar alagamentos. Porto Alegre e região metropolitana podem ter períodos de chuva forte. Não deve se esperar, entretanto, que chova forte em todas as cidades. O risco de tempo severo não será alto, mas não pode se descartar a ocorrência de alguns temporais isolados com raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo. A tendência é que a máxima atividade frontal no Sul do Brasil ocorra mais a Oeste da região, onde será maior o risco de chuva forte e temporais isolados. No caso do estado gaúcho, no Noroeste, no Oeste, Centro e Campanha, embora não se afaste chuva forte e ocasionais temporais em outras regiões.

O tempo melhora já nesta terça da tarde para a noite no Oeste gaúcho e em todo o Rio Grande do Sul a melhora ocorre na quarta com uma massa de ar seco e mais frio de alta pressão. O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado. A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, poderá ter até formação de geada.

FONTE MetSul.Com

COMENTÁRIOS