As eleições municipais de 2024 não vão interferir nos planos da prefeitura de Santa Maria de realizar concurso público para contratações de mais funcionários este ano. Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, haverá três editais diferentes, com seleções para 35 diferentes cargos nas áreas de saúde, educação e demais secretarias A lista de cargos que serão oferecidos no concurso, divulgada pela prefeitura, não informa o número de vagas nem se haverá só seleção de cadastro reserva para algumas dessas profissões. A coluna solicitou uma entrevista para tirar dúvidas sobre o concurso, mas a prefeitura respondeu por meio de nota.
De acordo com a secretaria, “está sendo finalizada a etapa de confecção e assinatura de contrato com a empresa que realizará a seleção. Depois disso, estabelecido o cronograma de trabalho, serão divulgadas as etapas do concurso, de acordo com a disponibilidade também da fundação. A intenção é realizar a maior parte das fases até metade deste ano.” Questionada sobre a previsão de contratação, a prefeitura respondeu o seguinte: “Tão logo homologado o resultado e vencida a etapa de divulgação e recursos, será dado início a algumas das nomeações, especialmente aquelas mais emergenciais, levando em conta sempre a relação entre necessidade e possibilidade orçamentária (especialmente em se tratando de limite de folha de pagamento) para chamamento dos quantitativos de servidores.”
A coluna também perguntou se o período de campanha eleitoral pode afetar os prazos para o concurso e qual será a previsão de contratação dos aprovados. Sobre isso, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas da prefeitura de Santa Maria respondeu: “A legislação eleitoral não prevê nenhuma restrição para concursos públicos em virtude de eleições.
A exceção fica por conta das nomeações, não sendo permitida a nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos que forem homologados a menos de 3 meses da data das eleições. O Executivo vai trabalhar nesse prazo, para poder realizar o chamamento dos servidores ainda esse ano, dada a necessidade do trabalho, mas a prioridade, independente desse prazo, é realizar um certame qualificado, transparente, de acordo com todos os prazos legais cabíveis em um concurso, e oferecendo todas as condições para que o maior número de candidatos possam se submeter às provas.”
Edital 1 – Educação
- Professor de Educação Infantil
- Professor de Ensino Fundamental Anos Inicias
- Professor de Ensino Fund. Anos Finais Artes
- Professor de Ensino Fund. Anos Finais Ciências
- Professor de Ensino Fund. Anos Finais Geografia
- Professor de Ensino Fund. Anos Finais Desenho Técnico
- Professor Educação Profissional Eletricidade
- Professor Educação Profissional Mecânica
- Psicopedagogo
Edital 2 – Saúde
- Agente Comunitário da Saúde
- Agente de Saúde Pública e Vigilância Ambiental
- Assistente Social
- Biomédico
- Enfermeiro
- Enfermeiro ESF
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Enfermagem ESF
- Técnico em Farmácia
- Técnico em Radiologia
- Médico de Saúde da Família
- Psicólogo
- Profissional de Educação Física
Edital 3 – Demais áreas
- Agente Administrativo
- Educador Social
- Contador
- Engenheiro Eletricista
- Geólogo
- Operador de Máquina Rodoviária
- Procurador Municipal
- Químico Industrial
- Técnico em Agropecuária
- Turismólogo
- Tradutor e Intérprete e Linguagem de Sinais
- Engenheiro Florestal
- Motorista de Cargas e PessoasFONTE POR
DENI ZOLIN
deni.zolin@diariosm.com.br