Às 21h desta sexta-feira, 10, a Corsan finalizou o conserto da tubulação que liga o Rio Ibicuí para a estação de tratamento de água (ETA), que havia se rompido na Estrada Municipal de São Martinho da Serra. A ETA voltou a receber água com a quantidade capaz de abastecer mais de 90% dos imóveis de Santa Maria. Porém, o sistema de distribuição ainda está em recuperação e a retomada será gradual.
Até o sistema se restabelecer totalmente, a Corsan seguirá fazendo manobras para que os bairros que estão há mais tempo desabastecidos recebam água ainda nesta manhã. Pelo revezamento que vem ocorrendo, parte das regiões norte e central devem ficar desabastecidas neste sábado, podendo a água voltar durante a tarde. Porém, é possível que nem todos os imóveis dos outros bairros – especialmente nas áreas mais altas – já estejam recebendo água devido à oscilação de pressão no sistema de distribuição.
Durante o sábado, os esforços também continuam no conserto de outras duas tubulações que foram rompidas no Rio Ibicuí devido às fortes chuvas da semana passada. Quando esses consertos forem finalizados, será possível voltar a captação normal capaz de abastecer toda a cidade.
Soluções alternativas
Até normalizar o abastecimento, a Corsan manterá as caixas d’água comunitárias de cinco mil litros de água potável cada e os 11 caminhões-pipa que já estão na cidade.
Veja onde estarão os reservatórios e os caminhões-pipa neste sábado:
Reservatórios comunitários:
Arroio Grande – Em frente à Igreja
Lorenzi – Estrada Antônio Ovídio Severo
Passo das Tropas – Rua Antão Abrantes
Nova Santa Marta – Monte Betel
Km 3 – Barracão do Tito
Caminhão-pipa comunitário
Carolina (em frente ao CRAS)
Maringá (em frente ao CRAS)
Demais caminhões-pipa
Hospitais
Clínicas
Condomínios
Comércios
Serviços de Assistência Social
Escolas
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente. FONTE https://claudemirpereira.com.br/