LONGO PERÍODO DE TEMPERATURA BAIXA TERÁ VÁRIOS DIAS DE FRIO ÚMIDO
Frio aumenta de novo nesta segunda metade da semana e terá outro reforço de ar polar semana que vem com dias de chuva e frio úmido
O frio úmido será a marca dos próximos dias em diversas regiões do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira, antecipa a MetSul Meteorologia.
Chuva e ar frio vãos se combinar para trazer uma sequência de dias de instabilidade e temperatura baixa durante a manhã, tarde e noite. Hoje, embora a temperatura não se eleve muito na maioria das localidades e até chova fraco ou garoe em parte do estado, ar mais quente atua no território gaúcho e não chega a fazer frio durante a tarde na maior parte do estado.
O cenário, entretanto, se altera a partir de amanhã. A quinta-feira terá frio no Centro, Sul e o Leste do estado com temperatura baixa o dia inteiro enquanto em cidades mais ao Norte e o Noroeste do Rio Grande do Sul o ar mais quente ainda influencia o tempo com maior aquecimento.
Na sexta e no fim de semana, o ar frio avança e cobre todo o estado. Em Porto Alegre, a quinta-feira será de muitas nuvens com chuva e garoa. Será um dia frio com mínima ao redor de 10ºC e máxima em torno de 13ºC. Na sexta-feira, o tempo segue instável na capital com abundante nebulosidade, chuva, garoa e frio. A mínima segue em torno de 10ºC e a máxima deve ficar apenas ao redor de 12ºC ou 13ºC.
No sábado, Porto Alegre terá ainda muitas nuvens, mas podem ocorrer aberturas. Pode ter chuva ou garoa em parte do dia, mas grande parte do sábado será sem precipitação. O dia vai ser novamente frio com mínima em torno de 7ºC a 8ºC com máxima ao redor de 13ºC a 14ºC. No domingo, muitas nuvens com possibilidade de chuva ou garoa com mínima ao redor de 10ºC e máxima de 13ºC a 14ºC.
Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul e outras cidades da região terão muitas nuvens e não se afasta precipitação leve, especialmente na segunda metade do dia em alguns pontos. A quinta-feira será fria com máximas de 11ºC a 13ºC. Na sexta, dia chuvoso e de neblina com frio o dia inteiro e máximas ao redor ou abaixo de 10ºC, o que se repete no sábado.
No domingo, o cenário não se altera com muitas nuvens e chance de chuva ou garoa com temperatura baixa o dia todo, predominantemente abaixo de 10ºC. No Noroeste, na região de Santa Rosa, a quinta-feira terá muitas nuvens com aberturas. Sob ar mais quente, a tarde será abafada. Na sexta, o ar frio avança com muitas nuvens e não se afasta precipitação leve. As máximas caem acentuadamente e ficam entre 13ºC e 15ºC.
No fim de semana, o Noroeste do Rio Grande do Sul terá períodos de encoberto com possibilidade de precipitação e alguns momentos de melhoria com aberturas. As tardes serão frias, especialmente a do sábado que pode ter apenas 12ºC a 14ºC em várias cidades. No Centro do estado, na região de Santa Maria, muitas nuvens, chuva e frio nesta quinta com temperatura baixa o dia todo e marcas de apenas 12ºC a 14ºC durante a tarde.
Na sexta, o tempo segue instável com chuva e a tarde será muito fria com marcas de 10ºC a 11ºC. No sábado, dia de sol e nuvens com amanhecer gelado com 3ºC ou 4ºC e uma tarde fria com 11ºC a 12ºC. No domingo, sol e nuvens com momentos de tempo mais fechado e segue muito frio com amanhecer de 6ºC e tarde de 11ºC a 13ºC na região. No Sul do estado, na região de Bagé e fronteira com o Uruguai, o frio mais intenso e que, diferentemente das outras regiões, será seco. Faz frio nesta quinta e que se acentua da sexta para sábado.
O fim de semana terá mínimas ao redor de 0ºC e negativas na região com geada e fará frio o dia todo com máximas baixas, em torno de 10ºC em Bagé no sábado e 11ºC a 12ºC no domingo. Os mapas abaixo ilustram o cenário que a MetSul Meteorologia antecipa. Eles mostram a anomalia de temperatura (desvio da média) entre amanhã e segunda no período da tarde. Amanhã, ar mais quente no Norte do estado e frio na maioria das regiões, mas nos dias seguintes as temperaturas baixas serão generalizadas.
O frio vai continuar no começo da semana que vem com madrugadas muito frias e tardes de temperatura baixa. No Sul, Campanha e fronteira com o Uruguai a semana que vem será muito fria a gelada com muitas madrugadas de geada e grande número de registros de mínimas abaixo de zero, especialmente considerando que entre os dias 11 e 13 haverá reforço de ar polar.
O frio vai predominar no restante do estado na semana que vem também, ganhando força no final da semana com o reforço do ar polar com madrugadas gélidas e tardes de muito frio. Na Serra e Aparados, o frio aumentará muito na segunda metade da próxima semana. fonte Metsul Meteorologia