PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Massa de ar frio vai trazer temperatura baixa para outubro e até geada no Sul do País
Publicado em 02/10/2024 18:51
tempo

Massa de ar frio vai trazer temperatura baixa para outubro e até geada no Sul do País

Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul e vai trazer declínio da temperatura no Sul do Brasil e em parte de São Paulo, inclusive com marcas mínimas baixas e possibilidade de formação de geada em setores mais ao Sul do país, projeta a MetSul Meteorologia.

Uma frente fria avança neste momento por Santa Catarina depois de ter provocado chuva e temporais de vento e granizo no Rio Grande do Sul com estragos em diferentes municípios. O sistema frontal ainda hoje deve mudar o tempo em parte do Paraná.

Simultaneamente, uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com queda da temperatura e marcas bastante amenas para o começo de outubro no estado. A temperatura mais baixa já se fez sentir hoje cedo em municípios do Oeste e do Sul gaúcho à medida que a massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul após a passagem da frente fria.

MADRUGADAS MAIS FRIAS NA SEGUNDA METADE DA SEMANA

A massa de ar seco e frio cobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira associada a um centro de alta pressão atmosférica de 1.026 hPa sobre o Uruguai. Isso fará com que as madrugadas de quinta, sexta e sábado sejam as mais frias. Na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as desta quinta e a da sexta-feira. Os termômetros podem marcar entre 2ºC e 5ºC nos pontos mais frios e entre 5ºC e 7ºC na maioria dos municípios.

GEADA DE OUTUBRO

Geada é um fenômeno menos frequente em outubro, uma vez que a atmosfera se torna menos fria e a frequência e intensidade das incursões de ar frio diminui, mas quase todos os anos ainda ocorre geada no décimo mês do ano, sobretudo em cidades de maior altitude.

Fonte Metsul Meteorologia

Comentários

Mais notícias