Massa de ar frio vai trazer temperatura baixa para outubro e até geada no Sul do País
Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul e vai trazer declínio da temperatura no Sul do Brasil e em parte de São Paulo, inclusive com marcas mínimas baixas e possibilidade de formação de geada em setores mais ao Sul do país, projeta a MetSul Meteorologia.
Uma frente fria avança neste momento por Santa Catarina depois de ter provocado chuva e temporais de vento e granizo no Rio Grande do Sul com estragos em diferentes municípios. O sistema frontal ainda hoje deve mudar o tempo em parte do Paraná.
Simultaneamente, uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com queda da temperatura e marcas bastante amenas para o começo de outubro no estado. A temperatura mais baixa já se fez sentir hoje cedo em municípios do Oeste e do Sul gaúcho à medida que a massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul após a passagem da frente fria.
MADRUGADAS MAIS FRIAS NA SEGUNDA METADE DA SEMANA
A massa de ar seco e frio cobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira associada a um centro de alta pressão atmosférica de 1.026 hPa sobre o Uruguai. Isso fará com que as madrugadas de quinta, sexta e sábado sejam as mais frias. Na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as desta quinta e a da sexta-feira. Os termômetros podem marcar entre 2ºC e 5ºC nos pontos mais frios e entre 5ºC e 7ºC na maioria dos municípios.
GEADA DE OUTUBRO
Geada é um fenômeno menos frequente em outubro, uma vez que a atmosfera se torna menos fria e a frequência e intensidade das incursões de ar frio diminui, mas quase todos os anos ainda ocorre geada no décimo mês do ano, sobretudo em cidades de maior altitude.
Fonte Metsul Meteorologia